Após desabamentos, revitalização da Casa de Bem-Bem é entregue O imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional será um espaço para apresentações do Instituto Ciranda
Em processo de reforma desde 2017 e depois enfrentar ao menos dois desabamentos ao longo deste período, a Casa de Bem-Bem, localizada na Rua Barão de Melgaço, no Centro Histórico de Cuiabá, teve a obra de reestruturação concluída pela Prefeitura de Cuiabá.
Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a revitalização do casarão histórico datado de 1850 foi entregue na quarta-feira (17), como parte da programação da 4ª Semana do Patrimônio Histórico.
O evento segue até a próxima sexta-feira (19), com uma série de atividades, que têm como objetivo valorizar o patrimônio material e imaterial da história cuiabana.
Divulgação
Nos últimos anos, o casarão construído em adobe sofreu dois desabamentos
Agora, de acordo com a Prefeitura, o imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será um espaço cultural utilizado para apresentações do Instituto Ciranda.
“Essa obra tem um grande investimento cultural, emocional, humano, social e histórico, pois resgata os valores e os costumes da população cuiabana. Como cuiabano de 'tchapa e cruz' fico muito orgulhoso em poder entregar essa reforma”, informou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
A Casa de Bem-Bem ficou conhecida pelas grandes festas de santo, sendo uma das mais tradicionais da época.
Dona Bem Bem, ou Constança Figueiredo, era, dentre os 13 irmãos Novis Figueiredo, a mais popular.
Os festeiros de São Benedito realizavam as festas isoladas em suas residências, com muita fartura.
A casa integra o registro dos 400 bens tombados como Patrimônio Cultural de Mato Grosso.
Nos últimos anos, o casarão construído em adobe sofreu dois desabamentos.
O primeiro aconteceu em dezembro de 2017. Na época, o casarão tinha graves problemas no telhado, que devido à falta de manutenção havia se deteriorado com o passar dos anos.
Em dezembro de 2018, ocorreu um novo desmoronamento em um dos anexos da casa.
No mesmo ano, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado pelo Iphan e pela Prefeitura e, neste meio tempo, uma cobertura metálica temporária foi colocada para evitar que as chuvas atingissem a casa.
Comentários