MT confirma 13 casos de varíola dos macacos e investiga outros 25
Mato Grosso tem 13 casos confirmados da varíola dos macacos (Monkeypox). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados na manhã desta sexta-feira (19).
Conforme a pasta, ainda restam 25 casos suspeitos que estão em análise esperando o resultado dos exames. Ao todo, cinco municípios já confirmaram pacientes com a Monkeypox, sendo Cuiabá com o maior número de infectados (7) e outros seis suspeitos.
Além da Capital, Várzea Grande possui três casos confirmados e outros quatro em isolamento aguardando o resultado do exame.
Sorriso, Nova Xavantina registraram um caso, cada. Tangará da Serra possui um caso confirmado, mas esse número pode aumentar se outros dois casos suspeitos forem confirmados.
Rondonópolis e Porto Esperidião têm três casos suspeitos enquanto Barra do Garças e Sinop, dois. Outros dois casos suspeitos que aguardam resultados de exames estão nos municípios de Campo Verde e Comodoro. Uma pessoa de Araputanga está com suspeita da doença, entretanto, o paciente está residindo em Rio Branco, no Acre.
Outros três municípios descartaram três casos suspeitos, sendo eles: Alta Floresta, Diamantino e Nossa Senhora do Livramento.
ATENÇÃO AOS SINTOMAS
Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.
Comentários