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Economia
Segunda - 22 de Agosto de 2022 às 12:31
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

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Estima-se que apenas 15% das empresas já exportam ou exportaram eventualmente
Estima-se que apenas 15% das empresas já exportam ou exportaram eventualmente

Com grande potencial a ser explorado, boa parte das empresas instaladas em Mato Grosso ainda não comercializou seus produtos externamente.

A exportação ainda é uma meta em planejamento para cerca de 85% dos empresários mato-grossenses, conforme dados do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex).

Estima-se que apenas 15% das empresas já exportam ou exportaram eventualmente.

“Esses números mostram o potencial das empresas de Mato Grosso nessa janela de oportunidades que constitui as vendas para o mercado externo”, destacou o coordenador do Projeto Peiex-MT, Raoni Florentino da Silva Teixeira, em entrevista concedida para o Comex MT, boletim produzido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Segundo ele, o setor mais atendido é o de alimento e bebidas, com 47% de participação, seguido de castanhas do Brasil e moda e vestuário, com 10% cada.

Os demais setores, que totalizam 27% de participação, são produtos náuticos, casa e construção, frutas, colchões, artes, acessórios para PETs, serviços de editoração, produtos lácteos, madeira beneficiada, móveis de madeira e minérios.

Antes de pensar em exportar, o empresário precisa se organizar.

“O principal passo é o planejamento. Antes de fazer a operação, a empresa precisa de uma estratégia de prospecção de mercados, de um plano para encontrar clientes e, também, para ser encontrada”, ressalta Teixeira.

Segundo ele, a construção desse plano envolve a definição do posicionamento da marca e do produto/serviço, a adequação de produtos e embalagens, registro de marcas, a busca por potenciais certificações obrigatórias ou que possam agregar valor e a definição de uma estratégia de logística e distribuição internacional.

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, destaca que o acesso ao mercado internacional pode ser feito por pequenas e médias empresas. “Temos um gama de produtos que podem ganhar espaço no mercado externo.

"O processo de industrialização em Mato Grosso reforça esse status de estado exportador, agregando valor à nossa produção local”. Conforme ele, a internacionalização das pequenas empresas é termômetro da economia", disse.

“Se há expansão nas ações focadas no mercado externo é porque estamos indo bem economicamente”, completou.

Ele lembra que dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram o crescimento exponencial de Mato Grosso que, na contramão da maioria dos estados brasileiros, teve o maior crescimento na produção industrial neste ano.

“A indústria de Mato Grosso contribuiu positivamente para a economia e geração de empregos”, concluiu.





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