Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 05 de Setembro de 2022 às 08:21
Por: Luis Vinicius

    Imprimir


Assim como em outras cidades de Mato Grosso, o governador e candidato à reeleição, Mauro Mendes (União), segue na frente na preferência dos eleitores também na cidade de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá). O atual gestor alcançou 47% da intenção de votos. Os dados constam na nova rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados para o governo do Estado.


Na modalidade estimulada - quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas - Mendes aparece com larga distância da sua principal adversária, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV). Ela obteve apenas 5% e é seguida pelo Pastor Marcos Ritela (PTB) que ficou com 3%. Moisés Franz (Psol) foi lembrado por 1% dos entrevistados.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Tangará da Serra - Estimulada Governo


Outros 37% não souberam ou não quiseram responder. Brancos, nulos ou nenhum registraram 7%. Se considerarmos apenas os votos válidos, ou seja, sem brancos, nulos e os indecisos, o chefe do Executivo chega a 84%, contra 9% de Marcia, 5% de Ritela e 2% de Moisés.


Já na modalidade espontânea - quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta - os que não souberam ou não quiseram responder são maioria: 75%. Mendes aparece com 22% da preferência dos tangaraenses. Já a primeira-dama vem com 1%, Ritela com 1% e Moisés Franz também com 1%. Brancos e nulos também obtiveram a mesma porcentagem.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Tangará da Serra - Espontânea Governo

Rejeição
O Instituto Gazeta Dados mediu também a rejeição dos 4 postulantes à chefia do maior cargo da administração pública estadual. Marcia obteve o maior percentual com 5%. O candidato do União Brasil ficou com 4%. Marcos Ritela 2% e Moisés
1%. 23% disseram não ter rejeição por nenhum postulante ao Executivo estadual. Não souberam ou não quiseram responder totalizaram 65%.


Avaliação gestão municipal

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB), foi aprovado por 68% dos entrevistados e reprovada por 22%. Não souberam ou não quiseram responder registraram 10%. De acordo com o Instituto Gazeta Dados, este percentual se refere à forma como Masson vem administrando o município. Em relação ao governo, o tucano também possui avaliação positiva
de 39%, apontada pela população considerando-se as indicações de boa e ótima. Outros 39% classificaram como regular e 15% péssima. Já 4% não souberam ou não quiseram responder.


Os números foram divulgados dias depois de Masson ter renunciado a vaga de deputado federal. Ele deveria assumir a cadeira no lugar de Neri Geller (PP), que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico.


Com esta decisão, o advogado e atual candidato a deputado federal, Marco Marrafon (Cidadania), é quem deverá ficará oficialmente com a vaga. A vaga ficou para Masson, após a recontagem dos votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). O chefe do Executivo explicou que para tomar posse teria que renunciar ao comando da Prefeitura, mas assumiu
um compromisso de 4 anos.

Bolsonaro tem 10 pontos percentuais à frente de Lula

Os pesquisadores também questionaram a preferência dos eleitores de Tangará da Serra na disputa à Presidência da República na eleição deste ano.

Na modalidade estimulada, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), lidera com 44%. O seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em 2º lugar com 33%.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Tangará da Serra - Estimulada presidente

O candidato do PDT, Ciro Gomes, está na 3ª colocação com 4% e é seguido por Simone Tebet (MDB) com 3%. Branco, nulos ou nenhum registraram 2% e não souberam ou não quiseram responder tem 14%. Os outros candidatos não não pontuaram. Se levar em consideração apenas os votos válidos, Jair Bolsonaro continua na frente com 52%. Lula chegou a 39%, Ciro 5% e Simone 4%.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre 26 a 28 de agosto e ouviu 330 pessoas de forma presencial. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional deMato Grosso. Foram feitos questionários em 29 bairros do município.

A margem de erro é de 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-04639/2022.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/454456/visualizar/