No Dia Internacional da Capivara, confira curiosidades
Símbolo de fofura e pacificidade, as capivaras possuem um dia para chamar de seu. Nesta quarta-feira (14) é comemorado o Dia Internacional da Capivara.
Muito presente na fauna mato-grossense, o animal chama a atenção de quem se aventura pelos movimentados parques urbanos da Capital, a exemplo do Parque Tia Nair e Parque das Águas.
A espécie Hydrochoerus hydrochaeris, ou simplesmente capivara, é um roedor mamífero que costuma viver em todas as regiões do Brasil, mais comum em vegetação com presença de água , como rios e lagos, conforme explica Viviane Layme, pesquisadora e professora do departamento de Botânica e Ecologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ao Gazeta Digital , a pesquisadora afirma que a expectativa de vida de uma capivara varia de 8 à 10 anos, porém muitos animais acabam morrendo antes mesmo de atingir 5 anos de idade, devido a ação de predadores.
Sempre em grandes bandos, as capivaras respeitam a hierarquia, especialmente entre os machos. Com um sistema de acasalamento não monogâmico, onde um macho pode ter várias fêmeas ao longo da vida e vice versa. Os mais dominantes tendem a defender e tentam limitar o acesso dos mais submissos às fêmeas, especialmente durante o período reprodutivo.
A gestação de uma capivara dura de 130 à 150 dias e dá origem, em média, a 4 filhotes, podendo alcançar uma ninhada de até 8 capivarinhas.
No geral, estes animais apresentam comportamento dócil e tendem a fugir quando assustadas. No ambiente urbano, as capivaras aceitam a presença de humanos e outros animais, mas evitam proximidade. No entanto, a bióloga alerta para o risco de ataque por parte das capivaras quando se sentem ameaçadas, principalmente fêmeas com filhotes e machos dominantes, quando há fêmeas no cio.
A capivara é uma espécie silvestre. Sendo assim, não pode ser domesticada, uma vez que a legislação brasileira permite a criação e manejo apenas para criadores devidamente licenciados juntos aos órgãos ambientais responsáveis.
Para comemorar o dia do maior roedor do planeta, o Gazeta Digital separou alguns momentos marcantes protagonizados por capivaras em Mato Grosso; confira abaixo.
Capivaras atravessam na faixa de pedestres
O registro feito em junho de 2020 chamou a atenção de quem passava pelo Parque das Águas, em Cuiabá.
Nas imagens é possível ver um grupo formado por mais de dez capivaras utilizando espaço próximo à faixa de pedestres localizada na principal avenida que circunda o local.
Cidade de MT ganha faixa exclusiva para capivaras
A cidade de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá) chamou a atenção dos moradores em março de 2022, quando pintou patinhas de capivaras ao lado da faixa de pedestre localizada em uma das vias do município.
A ação buscava alertar os motoristas sobre a circulação de animais pelo local, uma vez que anteriormente um vídeo de capivaras atravessando a faixa de pedestre também foi registrado.
Após causar alvoroço no centro de Cuiabá, capivara 'dribla' militar
Em janeiro de 2021 o centro histórico de Cuiabá recebeu um visitante incomum.
Uma capivara é vista caminhando por um dos calçadões do local, sem se importar muito com quem passava por perto, até que os militares tentam, sem sucesso agarrar o animal, que sai correndo, dificultando a captura.
Capivara é resgatada após invadir casa em Cuiabá
Ainda no quesito fuga, uma capivara levou o Batalhão de Polícia Militar de Proteção ambiental até uma residência localizada no bairro CPA 4, em Cuiabá.
O fato ocorrido em novembro de 2021 causou medo no animal, que pelas fotos, aparece em um canto do espaço. Segundo relatos, após percorrer as ruas do bairro se abrigou ali.
Arquivo Pessoal
Capivara corre atrás de cachorro no Parque das Águas
Um vídeo envolvendo um cachorro e uma capivara viralizou nas redes sociais no final de 2019. Na gravação em questão é possível ver um cão observando duas capivaras à beira do lago localizado no Parque das Águas, em Cuiabá. Ao decorrer da gravação uma das capivaras é vista correndo atrás do cachorro, que apresenta um “choro” no momento em que a gravação é interrompida.
A tutora do animal divulgou imagens onde é possível visualizar alguns cortes pelo corpo e alertou os donos de animais para ficarem atentos com animais silvestres.
Pastel em formato de capivara faz sucesso
O pastel em formato de capivara que é comercializado em Cuiabá ganhou as redes sociais em agosto de 2021. Levando o nome de “capistel” uma junção de capivara e pastel, o alimento foi idealizado pela empreendedora Katiuscia Furtado Rodrigues, que também vende pastel em outros formatos.
Divulgação
Barbeiro viraliza com desenho de capivara feito em cliente
O barbeiro Euller Macalister e seu cliente Miguel Lucas Tomaz de Arruda ganharam destaque em agosto de 2021, quando o barbeiro optou por propor um corte diferente e o jovem aceitar. O desenho em questão simulava uma capivara sentada. Com detalhes em tons diferentes e tudo que tem direito, a arte chamou a atenção da população e internautas.
Comentários