22 tentam a reeleição
Botelho diz que AL bem avaliada e prevê baixa renovação de deputados Parlamentar prevê a manutenção de pelo menos 14 nomes que já integram o quadro atual
Presidente da Assembleia Legislativa e candidato à reeleição, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil) avalia que o percentual de renovação no Legislativo não deve ser alto. O parlamentar prevê a manutenção de pelo menos 14 nomes do quadro atual, podendo chegar a 16.
Neste pleito, 329 nomes disputam uma vaga na AL e 22 tentam a reeleição. As eleições ocorrem dentro de 11 dias, no domingo, 2 de outubro, quando mais de 2,4 milhões de eleitores estão aptos a irem às urnas eletrônicas exercer o direito ao voto.
Rodinei Crescêncio/RDNews
Botelho esteve nesta quarta (21) na sede do e concedeu entrevista ao site e ao RDTV. "Vai ter uma renovação pequena, acredito que de 14 a 16 deputados retornem para a Assembleia. Dois já saíram para federal", disse. Na conversa, disse que o percentual de renovação pode ser baixo porque "os deputados estão bem avaliados, tanto os deputados que apoiam o governo quanto os de oposição".
Sem favorecimento
O deputado avalia que a reeleição da maioria dos nomes não deve ocorrer por conta das mudanças nas regras de cálculo do quociente eleitoral. Negou ainda que os atuais deputados tenham sido favorecidos de alguma forma pelo exercício da função ou uso da máquina, como os candidatos "novatos" apontam. "Todos os deputados estão com chance de se reeleger, inclusive os de oposição. Acho que isso ocorre porque a Assembleia como um todo melhorou", finaliza.
Comentários