Botelho cita “fator Mendes” e crê em 5 cadeiras na Assembleia Chapa do União Brasil é considerada forte; meta da sigla é ampliar bancada no Legislativo
Presidente da Assembleia, o deputado estadual Eduardo Botelho, que é candidato à reeleição, voltou a afirmar que o União Brasil deve garantir cinco vagas no Legislativo estadual na eleição deste ano. Um dos motivos seria o fator Mauro Mendes, cujo governo tem bons índices de aceitação e deve ser reeleito no primeiro turno.
Nessa legislatura, o recém-fundado União Brasil possui quatro das 24, cadeiras. Para manter o número, a coordenação da sigla optou por formar uma chapa forte para ganhar em quociente eleitoral.
Assim, segundo Botelho, as novas regras eleitorais, que não permitem coligação entre as siglas, cria uma briga “saudável” entre os correligionários.
“Eu acho que é uma briga saudável, democrática, e o União Brasil está com número de candidatos muito bons e tem condição de fazer até cinco deputados estaduais, porque são candidatos potencialmente fortes”, afirmou.
“Eu acho que está sendo bom para a população que tem várias opções, e bom para o União Brasil que vai ter uma bancada grande e forte dentro da Assembleia Legislativa”, completou.
A chapa para deputado estadual do União conta com 19 nomes. Entre os mais fortes são citados os candidatos a reeleição Botelho, Dilmar Dal’Bosco, Sebastião Rezende e Xuxu Dal Molin. Também entraram na disputa o ex-governador Júlio Campos, o ex-secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo e o ex-deputado Baiano Filho.
Fator Mendes
No entanto, o presidente do Legislativo pondera que a quinta vaga deverá vir por meio do quociente partidário – com vagas vindas por meio do voto em legenda.
A aposta é na alta aprovação da gestão do governador Mauro Mendes (União Brasil), que aparece como líder nas pesquisas de intenção de voto.
“Quatro deputados nós temos condições de fazer tranquilamente. E como nós temos a possibilidade de ter voto de legenda, por conta do governador Mauro Mendes que vem muito bem, que está se destacando com uma margem expressiva”, então muitos vão votar na legenda do governador. Por tudo isso, eu tenho certeza que faremos um número maior de deputados”, completou.
Comentários