Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 01 de Outubro de 2022 às 07:38
Por: Ana Beatriz Chireia - Especial para o GD

    Imprimir


Faltando poucas horas para a Eleição 2022, que acontece neste domingo (2), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez um alerta aos eleitores, para que se atentem às regras da Justiça Eleitoral como, por exemplo, no que pode ou não levar até os locais de votação. Também há alerta para a consulta dos locais de votação, que sofreram bastante mudanças neste ano. Há ainda a norma para a utilização do e-título.

É importante se atentar ainda para os horários de votação, já que este ano, todo o país seguirá horário de Brasília. Veja abaixo as dicas do TRE.

O que se deve levar

No dia da eleição, é importante ter em mãos um documento oficial com foto. Podendo ser Identidade, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de categoria profissional reconhecida por lei, Certificado de reservista. Apesar de não ser obrigatório, é necessário levar o título de eleitor, já que nele estão as informações sobre a zona e a seção eleitoral.

Quem não estiver com o documento em mãos, pode baixar o aplicativo do e-Título, e gerar o documento online.

Para quem sentir a necessidade, pode levar uma colinha com os nomes e os números dos candidatos, já que esse ano, não será permitido a ida as urnas com os celulares em mãos, os eleitores que entrarem nas seções deverão deixar os aparelhos com o mesário.

e-Título

Para aqueles que não tem mais o título em mãos, o aplicativo e-Titulo é de grande ajuda. Basta baixar pela loja de aplicativos do seu celular, e “começar no e-Título”.

É necessário responder uma série de perguntas e fazer uma senha quando iniciar pela primeira vez, para aqueles que já entraram no aplicativo antes, mas não lembram mais da senha, é só ir na alternativa “Esqueci minha senha”, que irá ter um encaminhamento para uma nova chave de acesso.

Pelo aplicativo é possível consultar seu título de eleitor digital completo, assim como também ver seu local de votação. Lembre-se de confirmar seu local antes do dia das eleições, pois mitos lugares passaram por alteração.

Horário

Este ano os horários para ir às urnas estão diferentes, a votação seguirá o fuso horário de Brasília. Em parte do estado de Mato Grosso, as votações começarão as 7h, e se encerará as 16h.

Mas é preciso ficar atento, pois parte de estado mato-grossense possui o mesmo horário que a capital federativa, onde a ida as urnas começarão às 8h e terminará às 17h.

Ordem de votação

Na hora da ir a urna, é necessário já saber quem são seus candidatos a deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República. É preciso também prestar atenção com as ordens dos cargos.

Primeiro votamos para deputado federal, com 4 dígitos, deputado estadual, com 5 dígitos, para senador com 3 dígitos, governador com 2 dígitos, e por último, para presidente da República com apenas 2 dígitos também.

É importante lembrar que cada eleitor deve votar em apenas um candidato para cada cargo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/454751/visualizar/