Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 03 de Outubro de 2022 às 11:00
Por: Eduardo Gomes/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Botelho, Russi e Janaina: trio foi o mais votado, na reeleição à Assembleia
Botelho, Russi e Janaina: trio foi o mais votado, na reeleição à Assembleia

Com 18 reeleitos, a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa será empossada em 2023.

Dos 24 eleitos em 2018, se reelegeram Janaína Riva (MDB) – a campeã de votos ao cargo, com 81.981 votos*; Max Russi (PSB), Eduardo Botelho (União), Nininho (PSD), Lúdio Cabral (PT), Gilberto Cattani (PL), Dilmar Dal Bosco (União), Sebastião Rezende (União), Thiago Silva (MDB), Faissal (Cidadania), Valdir Barranco (PT), Carlos Avalone (PSDB), Dr. Eugênio (PSB), Valmir Moretto (Republicanos), Dr. João (MDB), Paulo Araújo (PP), Wilson Santos (PSD) e Elizeu Nascimento (PL).

Ficaram pelo caminho Dr. Gimenez (PSD), Xuxu Dal Molin (União), Delegado Claudinei (PL) e João Batista do Sindspen (PP).

Não disputaram a reeleição Allan Kardec (PSB) e Ulysses Moraes (PTB), que concorreram para deputado federal e foram derrotados.

Eleito em 2018, Guilherme Maluf (PSDB) renunciou para ser nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, e seu correligionário, Carlos Avalone, o sucedeu; e Sílvio Fávero (PSL), morreu vítima de Covid, sendo substituído pelo suplente Gilberto Cattani (PL).

Dentre os eleitos, somente uma mulher: Janaína Riva, que chega ao terceiro mandato consecutivo.

Por naturalidade, 11 são mato-grossenses, cinco paranaenses, dois gaúchos, dois paulistas, um catarinense, um goiano, um mineiro e um português naturalizado brasileiro.

Na composição das novas bancadas, MDB, PSB e União Brasil conquistaram quatro, cada; PT, PL, Republicanos e PSD, duas, cada; Cidadania, PSDB, PTB e PP, uma cada.

Deputados da nova legislatura

JANAÍNA RIVA (PSD) 81.981 votos* - Janayna Greyce Riva Fagundes tem 33 anos, nasceu em Juara, é bacharel em direito e domiciliada em Cuiabá. Cumpre o segundo mandato consecutivo e com 51.546 votos recebeu a maior votação ao cargo em 2018. Janaína é filha do ex-presidente da Assembleia, José Riva, e nora do senador reeleito Wellington Fagundes (PL).

MAX RUSSI (PSB) 70.288 votos* - Max Joel Russi tem 46 anos, é político, nasceu em Salto do Lontra (PR), tem domicílio em Jaciara, no Vale do São Lourenço, onde presidiu a Câmara Municipal e foi prefeito em dois mandatos consecutivos, e sua mulher Andreia Wagner (PSB) é prefeita. No governo de Pedro Taques (2015/18) foi secretário de Trabalho e Assistência Social e chefiou a Casa Civil. É deputado reeleito e presidiu a Assembleia. Alexandre Russi, irmão de Max, foi prefeito de São Pedro da Cipa em dois mandatos consecutivos; São Pedro da Cipa foi distrito de Jaciara.

EDUARDO BOTELHO (União) 51.905 votos* - José Eduardo Botelho tem 63 anos, nasceu em Nossa Senhora do Livramento, é empresário e engenheiro eletricista domiciliado em Cuiabá. Preside a Assembleia e cumpre o terceiro mandato consecutivo.

NININHO (PSD) 50.641 votos* - Ondanir Bortolini tem 63 anos, nasceu em Santo Antônio do Sudoeste (PR), é empresário radicado em Rondonópolis e foi prefeito de Itiquira, na divisa com Mato Grosso do Sul, em três mandatos. Cumpre o terceiro mandato consecutivo na Assembleia, sendo que o primeiro, na legislatura de 2011 a 2014, ele assumiu em maio de 2012 ocupando a cadeira de Sérgio Ricardo (PR), que foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

LÚDIO CABRAL (PT em federação com PCdoB e PV) 47.519 votos* - Lúdio Frank Mendes Cabral tem 51 anos, nasceu em Rio Verde (GO), é médico sanitarista e servidor público estadual da Saúde. Foi diretor do Sindicato dos Médicos (Sindimed) e duas vezes consecutivas foi vereador por Cuiabá. Concorreu para prefeito da Capital e ao governo. Cumpre o primeiro mandato de deputado.

GILBERTO CATTANI (PL) 44.621 votos* - Gilberto Moacir Cattani tem 50 anos, nasceu em Toledo (PR) é parceleiro da reforma agrária assentado no Projeto de Assentamento Pontal do Marape, do Incra, em Nova Mutum. Em 2020 filiado ao PRTB, foi candidato a primeiro suplente de senador na chapa de Reinaldo Morais, o Rei do Porco (PSC), na eleição suplementar ao Senado naquele ano. Antes, em 2018, conquistou a primeira suplência de deputado estadual pelo PSL e chegou ao cargo em 18 de março de 2021, com a morte do titular e correligionário Sílvio Fávero, que em 13 daquele mês morreu vítima de covid. Escreveu o livro "A Socialização da Reforma Agrária e a Distribuição da Miséria". Cattani mudou-se para Mato Grosso em 1977, quando tinha cinco anos, e sua família é pioneira em Lucas do Rio Verde.

DILMAR DAL'BOSCO (União) 42.109 votos* - Dilmar Dal Bosco tem 55 anos, nasceu em Galvão (SC), é empresário domiciliado em Sinop, no Nortão, e exerce o terceiro mandato consecutivo. Dilmar elegeu-se pela primeira vez em 2010, ano em que seu irmão e então deputado estadual Dilceu Dal Bosco foi candidato a vice-governador pelo Democratas, na chapa encabeçada pelo então tucano Wilson Santos, e que foi batida em primeiro turno por Silval Barbosa (PMDB).

ISAÍAS REZENDE (União) 36.874 votos* - Sebastião Machado Rezende tem 58 anos, é engenheiro civil e advogado, nasceu em Rondonópolis, onde reside. Cumpre o quinto mandato consecutivo, condição essa que lhe confere o título de deputado há mais tempo em plenário. É membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, da qual recebe apoio.

JÚLIO CAMPOS (União) 33.627 votos* - Júlio José de Campos tem 75 anos, é o decano da nova legislatura, nasceu em Várzea Grande, é empresário e engenheiro agrônomo. É o político que há mais tempo exerce mandato em Mato Grosso. Foi prefeito de Várzea Grande em 1972; deputado federal em 1978,1986 e 2010; governador em 1982, senador em 1990; em 1998 disputou o governo sendo batido por Dante de Oliveira; em 2002 foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e em 2007 aposentou-se; em 2008 disputou a prefeitura de Várzea Grande perdendo para Murilo Domingos. É filho de Júlio Domingos de Campos, o seo Fiote, que foi prefeito de Várzea Grande em dois mandatos; é irmão do senador Jayme Campos (União) – Jayme foi prefeito de Várzea Grande em três mandatos, governador e cumpre o segundo mandato alternado no Senado. É irmão de Benedito Paulo, ex-prefeito de Jangada. É cunhado de Lucimar Campos, que foi prefeita de Várzea Grande em dois mandatos.

THIAGO SILVA (MDB) 30.487 votos* - Thiago Alexandre Rodrigues da Silva tem 40 anos, nasceu e reside em Rondonópolis, onde militou no movimento de moradores de bairros, foi vereador em dois mandatos consecutivos e funcionário de grupo empresarial; é economista com pós-graduações e foi professor universitário. Cumpre o primeiro mandato de deputado.

FAISSAL (Cidadania em federação com o PSDB) 30.226 votos*. Faissal Jorge Calil Filho nasceu em São Sepé (RS), tem 42 anos, é domiciliado em Cuiabá onde cumpriu mandato de vereador, foi servidor comissionado do Tribunal de Justiça, é advogado. Exerce o primeiro mandato de deputado.

FÁBIO TARDIN (PSB) 29.688 votos* - Fábio José Tardin tem 47 anos. Nasceu em Juscimeira. Na juventude mudou-se para Várzea Grande, onde trabalhou de jardineiro. Em 1996 foi contratado enquanto cabo eleitoral do vereador por Várzea Grande, Benedito Francisco Curvo, o Chico Curvo, ao qual assessorou. Teve um caminhão a serviço da prefeitura e perfurou poços artesianos. Preside a Câmara Municipal de Várzea Grande em segundo mandato consecutivo. Elegeu-se vereador em 2016 e reelegeu-se em 2020 e em ambos os pleitos pelo Democratas.

VALDIR BARRANCO (PT em federação com PCdoB e PV) 29.282 votos* - Valdir Mendes Barranco tem 47 anos, nasceu em Alvorada do Sul (PR), é biólogo, foi secretário de Educação e prefeito de Nova Bandeirantes e reside em Cuiabá. Chefiou a superintendência do Incra em Mato Grosso. Em 2014 elegeu-se deputado estadual, mas somente assumiu a cadeira em setembro de 2016, após uma disputa judicial com o coronel da Polícia Militar Pery Taborelli (PSC), que a ocupou no período; em 2018 reelegeu-se. Reside em Cuiabá.

CARLOS AVALONE (PSDB em federação com o Cidadania) 26.582 votos* - Carlos Avalone Júnior tem 62 anos, nasceu em Dracena (SP) é empresário e engenheiro civil. Preside o PSDB de Mato Grosso. Foi secretário de Turismo de Cuiabá, e de Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso, ambos os cargos na administração de Dante de Oliveira. Presidiu o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); é vice-presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). Concorreu para deputado estadual em 2006, 2010, 2014 e 2018, e pelo sistema de rodízio parlamentar chegou ao plenário. Ganhou titularidade em março de 2019 com a nomeação do deputado tucano Guilherme Maluf para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

BETO DOIS A UM (PSB) 26.462 votos* - Alberto Machado, o Beto Dois a Um tem 46 anos, nasceu em Porto Alegre (RS), é músico, cantor, compositor e empresário da Comunicação residente em Cuiabá. Em 2012, pelo PHS Beto Dois a Um foi candidato a vereador pela Capital e perdeu; no ano seguinte o então prefeito Mauro Mendes o nomeou secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte; mais tarde assessorou o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho e presidiu o Democratas de Cuiabá. Em 2019 o governador Mauro Mendes o nomeou chefe de Gabinete, e mais tarde, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

CLÁUDIO PAISAGISTA (PTB) 26.218 votos* - Cláudio Ferreira de Souza, o Cláudio Paisagista tem 43 anos, é biólogo, empresário e evangélico nascido em Rondonópolis, onde tem domicílio. Vice-presidente estadual do PTB e seu presidente em Rondonópolis, Cláudio Paisagista disputa sua segunda eleição. Em 2020 concorreu para prefeito pelo Democracia Cristã ficando em terceiro lugar com 17.498 votos no pleito vencido por Zé Carlos do Pátio (SD) com 44.605 e que teve Luiz Fernando Homem de Melo, o Luizão (Republicanos) em segundo com 20.653 votos. Cláudio Paisagista tem berço político. Seu avô paterno, o comerciante paraibano e fundador do distrito urbano de Vila Operária, Rozendo Ferreira de Souza, foi vereador (MDB) por Rondonópolis nos chamados anos de chumbo do governo militar.

DIEGO GUIMARÃES (Republicanos) 25.903 votos* - Diego Arruda Vaz Guimarães nasceu em Cuiabá e tem 37 anos. É advogado pela UFMT, onde militou no Centro Acadêmico da Faculdade de Direito. Foi estagiário e servidor comissionado do Ministério Público Estadual. Por um curto período lecionou. Diego morou em Guarantã do Norte desde os oito anos até a juventude. Seu pai, Vandir Osmar Vaz Guimarães morava em Cuiabá e foi contemplado com uma parcela do Incra num assentamento da reforma agrária naquele município, onde foi vereador e prefeito. Em 2016, filiado ao PP Diego elegeu-se vereador por Cuiabá, com apoio do então vereador Faissal Calil, que não tentou a reeleição para concorrer e vencer a eleição para deputado estadual em 2018, pelo PV, e da Associação Política Jovem (APJ), entidade que prega moralidade e renovação nos meios políticos. Quatro anos depois, reelegeu-se. Em 2018, o governador Pedro Taques tentaria a reeleição e fatiou cargos no governo a partidos que poderiam contribuir com seu sonho. Em 18 de abril daquele ano, Diego ganhou um mimo: foi nomeado presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), com as bênçãos de Neri Geller (PP) e pré-candidato a deputado federal. A assessoria da Câmara teria alertado o contemplado que a função levaria à perda de seu mandato de vereador. No dia seguinte, Diego devolveu o cargo ao governador - esse fato é nebuloso: se realmente havia incompatibilidade, essa não foi observada, independentemente do tempo em que ele exerceu a função.

DR. EUGÊNIO (PSB) 25.378 votos* - José Eugênio de Paiva tem 57 anos, nasceu no distrito de Córrego do Ouro, município de Campos Gerais, é médico anestesiologista domiciliado em Água Boa, no Vale do Araguaia, onde foi vereador e integrou a equipe médica pioneira do Hospital Regional Paulo Alemão; cumpre o primeiro mandato.

VALMIR MORETTO (Republicanos) 25.186 votos* - Valmir Luiz Moretto tem 52 anos, nasceu em Palotina (PR) e desde a infância até 2019 residiu em Nova Lacerda, na faixa de fronteira. É produtor rural e empresário. Foi prefeito de Nova Lacerda, em dois mandatos consecutivos. Reside em Pontes e Lacerda, que é o polo de Nova Lacerda. Elegeu-se deputado pela primeira vez em 2018.

DR. JOÃO (MDB) 24.742 votos* - João José de Matos, o Dr. João, é brasileiro naturalizado. Nasceu há 66 anos no vilarejo (freguesia) de Santo Aleixo, município de Monforte, na região do Alentejo, Portugal. É médico nefrologista e empresário da área de Saúde em Tangará da Serra, no Chapadão do Parecis, onde reside. Cumpre o primeiro mandato de deputado. Em Mato Grosso dois portugueses exercem mandatos: Dr. João e o prefeito de São Pedro da Cipa, Eduardo Português (PSB).

PAULO ARAÚJO (PP) 24.542 votos* - Paulo Roberto de Araújo tem 45 anos, nasceu em Cuiabá, onde reside, é servidor público estadual na área da Saúde e administrador de empresas. Foi vereador por Cuiabá – onde reside - em dois mandatos, sendo que no primeiro ocupou a cadeira de João Emanuel (PSD), que foi cassado, e elegeu-se deputado pela primeira vez em 2018. Xuxu é membro da família Dalmolin, pioneira em Sorriso.

WILSON SANTOS (PSD) 23.441 votos* - Wilson Pereira dos Santos nasceu em Dracena (SP), tem 61 anos, é formado em Ciências Sociais, bacharel em Direito e professor de História, tendo lecionado em colégios e cursinhos pré-vestibular. Foi diretor de Operações Urbanas, subsecretário de Serviços Urbanos e secretário de Serviços Urbanos da prefeitura da capital na administração de Dante de Oliveira. Exerceu mandatos de vereador por Cuiabá. Em 1994 elegeu-se deputado estadual e deixou o cargo para ocupar a Secretaria de Agricultura no governo Dante de Oliveira. Em 1998 e 2002 elegeu-se deputado federal. Em 2000 candidatou-se a prefeito de Cuiabá e perdeu, mas em 2004 e 2008 venceu a disputa para a prefeitura cuiabana. Em 2010 tentou o governo, mas sem sucesso e no ano seguinte foi nomeado conselheiro das Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig). Em 2014 e 2018 elegeu-se deputado estadual. ELIZEU (PL) 22.410 votos*. Elizeu Francisco do Nascimento tem 46 anos, nasceu em Tangará da Serra e reside em Cuiabá, onde foi vereador e militou em entidades representativas de policiais militares; é terceiro sargento da reserva da Polícia Militar. Foi candidato ao Senado na eleição suplementar de 2020. Cumpre o primeiro mandato de deputado. É irmão do vereador por Cuiabá, Cezinha Nascimento (PSL).

JUCA DO GUARANÁ FILHO (MDB) 20.721 votos* - Lídio Barbosa, o Juca do Guaraná Filho, tem 44 anos, nasceu e reside em Cuiabá. É empresário e bacharel em Direito. Preside a Câmara Municipal e cumpre o terceiro mandato consecutivo de vereador eleito em 2012 pelo PTdoB com 2.796 votos; em 2016, pelo PTdoB com 3.845 votos; e em 2020, pelo MDB com 2.021 votos. Em 2018 candidatou-se a deputado estadual pelo Avante coligado com o DC, PRTB, SD, PRT e Patriota e recebeu 15.924 votos, mas sua coligação não alcançou o quociente necessário para conquistar uma vaga. Na Câmara defende o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), seu correligionário. Juca do Guaraná Filho tem origem política: seu pai, José Maria Barbosa, o Juca do Guaraná, foi vereador por Cuiabá eleito em 2008 e morreu em consequência de acidentes vasculares cerebrais em 2018. Seu irmão, Nicássio Barbosa (PT) foi candidato a vereador em 2000 alcançando suplência, mas foi excluído do partido após condenação a 19 anos de reclusão por suposta autoria intelectual da tentativa de assassinato do também suplente de vereador e presidente municipal do PT cuiabano, Sivaldo Dias de Campos: Nicássio está em liberdade.

*99,99% das urnas apuradas





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/454763/visualizar/