Fechada há 5 meses, não há previsão de reabertura de igreja
Após 5 meses fechada para reforma, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, não tem previsão para reabrir, já que projetos não foram aprovados e não há orçamento para a obra avaliada em R$5 milhões, seja realizada.O templo de 300 anos foi fechada pela Defesa Civil municipal devido à problemas estruturais.
O local, considerado um patrimônio histórico e cultural de Cuiabá, estava sendo consumido por cupins e umidade, os pisos estavam esburacados, com risco de ceder a qualquer momento. Além disso, apresentava diversas telhas danificadas. A falta de reformas fez com que toda a estrutura do imóvel ficasse frágil.
Chico Ferreira
O começo da obra esbarra na burocracia, já que projetos precisam ser aprovados pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. Ao Gazeta Digital , o padre Pedro Canísio, responsável pela paróquia, explicou que está trabalhando arduamente para que a parte administrativa seja superada o mais rápido possível e na arrecadação de dinheiro para custeio da revitalização.
Jessica Bachega
Padre Pedro Canísio
"A igreja está bem comprometida. O projeto está bem devagar, mas estamos trabalhando para finalizar a elaboração dos projetos, que ainda devem passar pela análise e aprovações do IPHAN E SECEL e após finalizarmos essa parte, vamos levantar os custos e 'ralaremos' para encontrarmos voluntários já que não temos recursos", explicou.
Mesmo com as portas fechadas, a administração da igreja se adaptou a um novo cenário para que os fiéis continuem assistindo às missas. As celebrações são realizadas no Salão Paroquial, que fica nos fundos da igreja. O local é climatizado e estruturado para que as celebrações sejam realizadas até a reabertura da igreja.
"Adaptamos o salão paroquial para que as missas continuem sendo realizadas, é bem climatizado e agradável, mas não é como a igreja, né, espero que até o final de 2023 podemos retornar as celebrações em nossa igreja", pontuou o padre.
A reforma
O telhado precisa ser recuperado, o sistema de climatização e o forro da igreja precisam ser refeitos, além do sistema de para-raio, que deve ser liberado pelo Corpo de Bombeiros. A reforma está avaliada em aproximadamente R$5 milhões.
Comentários