Engenheiro eletricista e estudantes apresentam artigo científico sobre energia fotovoltaica
O colaborador do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. eletricista Diego Vinicius Curvo Santiago, juntamente com os estagiários de Engenharia Sanitária e Ambiental, Barbara Santos e Mateus Domingos, apresentaram o artigo “Uso da Energia Fotovoltaica em Mato Grosso: Uma Análise de seu Crescimento Contrariando Tendência Mundial” no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), realizado dentro da 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea).
De acordo com Diego, a pesquisa buscou analisar o cenário local, a partir da relação de dados levantados referente às Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) registradas no Crea-MT. O objetivo foi identificar os acontecimentos que influenciaram a ampliação do uso de energia solar fotovoltaica em Mato Grosso, fato que contraria a tendência no resto do mundo, o cenário da pandemia da Covid-19.
“Todo início de ano a Coordenadoria de Acervo técnico (Cate), setor em que estou lotado, realiza um levantamento de dados referente às Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs) para ser repassado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Por ser formado na área da Engenharia Elétrica, me senti instigado a verificar a porcentagem das ARTs referente à energia solar que estavam sendo registradas no Crea-MT dentro da modalidade ‘Eletricista’”, explicou Diego.
Eng. eletricista Diego Vinicius Curvo SantiagoApós verificação, constatou-se que cerca de 63% de todas as ARTs da modalidade ‘Eletricista’ registradas no ano de 2021 eram relacionadas à energia solar. O dado chamou atenção do engenheiro, que decidiu transformar o levantamento em pesquisa científica.
“Com isso, questionei aos nossos dois estagiários na época, Bárbara e Mateus, se teriam interesse em fazer esse artigo comigo. Sei o quanto isso é importante para eles na academia, no currículo e na experiência profissional, pois trabalham diretamente na Coordenadoria de Acervo Técnico onde é feito o registro desses dados”.
Tanto Bárbara quanto Mateus acreditam que a oportunidade de elaborar uma pesquisa científica durante o período de estágio foi enriquecedora e irá agregar muito ao currículo profissional. “Foi uma grande honra apresentar o artigo na Soea, um evento tão grande para a área de Engenharia. Foi uma satisfação poder contribuir para o stand do Crea-MT, adquirindo conhecimento e fazendo conexões com as pessoas que estavam presentes”, destacou Bárbara.
Da esquerda para direita: Barbara Santos, Mateus Domingos e Diego Vinicius Curvo SantiagoJá para Mateus, ter participado da elaboração do artigo foi algo que expandiu seus horizontes. “A experiência de poder ter participado desse evento nacional foi muito gratificante e de grande engrandecimento profissional e acadêmico, pois pude conhecer melhor a organização estrutural de um evento deste porte e assistir palestras e minicursos coniventes com minha graduação”, enfatizou.
A pesquisa desenvolvida pelo engenheiro juntamente com os estudantes disponibiliza dados que podem ser utilizados como referência para pesquisas futuras relacionados ao tema, fomentando, consequentemente, a pesquisa científica em nível local, regional e nacional.
Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)
Comentários