Mendes vai falar com Lula sobre ambiente e segurança alimentar Ambos participarão da conferência que acontece em cidade egípcia até o dia 18 de novembro
O governador Mauro Mendes (União Brasil) confirmou que vai dialogar com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre questões ambientais e segurança alimentar durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP-27).
A COP-27 acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito, entre os dias 6 e 18 de novembro.
Este será o primeiro evento que Lula comparecerá como futuro presidente do Brasil. Segundo Mendes, a presença do petista será fundamental.
“Nós vamos falar com ele [Lula] e com todos. É importante a presença da nossa delegação, da Amazônia Legal... E ter o próximo presidente lá é fundamental porque os temas ambientais são um dos mais relevantes que o planeta está discutindo e vai discutir ao longo das próximas décadas, assim como a segurança alimentar”, afirmou à imprensa.
O governador ainda destacou a importância da presença de Mato Grosso na conferência, já que o Estado é o maior em produção de alimentos no Brasil e responsável por exportar alimento para diversas regiões do mundo.
Sobre as questões ambientais, Mendes afirmou que espera que o Governo Federal defenda os interesses do País e mostre que o Brasil, diferente do resto do Mundo, é um dos que mais se preocupa em preservar o meio ambiente.
Por isso, não deve ser posto como vilão em relação aos temas ambientais que serão discutidos na COP-27.
“Nós queremos que o Governo Federal possa liderar isso, mas fazendo um jogo a favor dos brasileiros e de nós que vivemos aqui nessa região. Não podemos aceitar passivamente o Brasil, que tem grandes ativos ambientais, que presta relevantes serviços ambientais ao mundo, ser colocado como patinho feio nessa história”, disse.
“Ao invés de nos criticar o mundo tinha que nos elogiar. Estender um tapete vermelho para o nosso País. E é isso que vamos mostrar lá fora”, acrescentou.
Comentários