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Economia
Segunda - 14 de Novembro de 2022 às 09:33

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Maurício Vieira/Hoje em Dia via Est Dia via Estadão Conteúdo
Black Friday pode ajudar no crescimento das vendas em Mato Grosso
Black Friday pode ajudar no crescimento das vendas em Mato Grosso

O Black Friday, uma das mais importantes datas para o comércio, pode ajudar no crescimento das vendas até o fim de novembro em Mato Grosso. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), a data pode injetar R$ 700 milhões na economia do estado.

Pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), a federação fez uma pesquisa sobre a “Intenção de compras para a Black Friday 2022”.

O levantamento, realizado com 258 entrevistados entre o período de 11 de outubro a 10 de novembro, contemplou as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Cáceres e outras 26 municípios do estado.

Conforme o estudo, 52% dos entrevistados pretendem realizar compras neste período, com uma média de gasto de R$ 384,89.

Segundo a Fecomércio, a injeção do dinheiro deve atingir diversos setores do comércio e serviços. Outro fator relevante observado na pesquisa é que 44% dos entrevistados pretendem gastar mais neste ano.

De acordo com a pesquisa, a maioria pretende comprar roupas e/ou acessórios para presentear (21%), seguido de perfumes e/ou cosméticos (16%). Para os itens de tecnologia e comunicação a pretensão de compra, entre os que irão aproveitar a data, chega a 13% dos produtos, além de itens de uso doméstico que serão alvo de 37% do consumo.

Segundo o IPF, neste ano, a Black Friday foi impulsionada pelos gastos com a Copa do Mundo, o que aumentou a pretensão de compra e a média de gastos.

Com relação à forma de pagamento, 62% dos entrevistados pretendem realizar o pagamento com cartão de crédito. O pagamento à vista, com o uso do cartão de débito, será feito por 14% dos entrevistados e o dinheiro e Pix correspondendo por 6% cada.

Para os que não irão comprar, 55% acreditam não ser vantajoso realizar compras na data e 44% disseram que não consumirão por condições financeiras. Apenas 1% declarou não ter disponibilidade de tempo.






Fonte: G1 MT

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