Prefeitura atrasa repasses e clínica ameaça parar hemodiálises Mais de 250 pessoas são atendidas na unidade; empresa e pacientes fizeram uma reunião nesta terça
A Prefeitura de Cuiabá deve quatro meses de repasses para a Clínica Nefrológica de Mato Grosso (Clinemat). Por causa deste atraso, há o risco da interrupção na hemodiálise de cerca de 250 pacientes renais da cidade.
Marcos Lourenço Romano, de 59 anos, é paciente da unidade há três anos e teme os efeitos de uma possível interrupção do tratamento.
“Eu e meus companheiros que fazemos hemodiálise estamos nos sentindo no chão. Dependemos dessa máquina para viver e tudo isso é muito decepcionante”, afirmou.
De acordo com Marcos, são cerca de 250 pacientes crônicos que realizam os procedimentos durante a semana.
“Todos nós fazemos pelo SUS. Acontece que o governo manda o dinheiro para a Prefeitura e a ela não repassa para a clínica. Isso já está indo para mais de 4 meses”, explicou.
Arquivo pessoal
Marcos Lourenço Romano é paciente há 3 anos
Foi realizada na manhã desta terça-feira (29) uma reunião no prédio da clínica, localizada na Avenida Fernando Correa, com a direção da clínica e pacientes.
Segundo Marcos, nada ficou definido, mas os dirigentes comunicaram que caso o repasse não seja efetuado “não há condições de serem realizadas as hemodiálises”.
“É muito descaso da Prefeitura com a gente. É revoltante passar por uma situação dessas sabendo que o dinheiro já está na mão da Prefeitura”.
Outro lado
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pagamentos em atraso serão efetuados ainda nesta terça-feira (29), ao meio-dia.
“A delonga no pagamento à empresa ocorreu devido a apontamentos elencados pelo setor de Controle Interno e somente após serem sanados é que o processo para a execução financeira e liberação do pagamento pode ser efetuado”, diz trecho de nota.
Comentários