Dono de fazenda é multado por usar agrotóxico perto de escola Alunos e professores da unidade sentiram um forte odor e foram dispensados
A Escola Municipal de Educação Básica Silvana precisou ser evacuada na manhã da última sexta-feira (2), em Sinop, após alunos e professores sentirem um forte cheiro de agrotóxico na unidade, localizada na zona rural do Município e próxima a lavouras.
O proprietário das terras foi multado em R$ 44.178 pela pulverização em local indevido pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).
“Uma vez que foi constatada a utilização de agrotóxicos a menos de 90 metros da escola, o que está em desacordo com o Decreto Estadual 1651/2013”, diz trecho da nota.
O órgão, no entanto, alegou “ainda não ser possível afirmar quais produtos foram utilizados na pulverização irregular, uma vez que na propriedade foram encontrados herbicidas, fungicidas e inseticidas”.
O proprietário foi notificado e deverá apresentar os documentos que comprovam a legalidade dos agrotóxicos encontrados em sua propriedade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, as autoridades e os pais dos alunos foram imediatamente comunicados.
Diante da falta de sintomas, um ônibus foi encaminhado à unidade para levar os estudantes para casa.
A Unidade de Pronto Atendimento e a Policlínica Menino Jesus também foram acionadas “para que equipes médicas permanecessem de prontidão, em regime especial, caso houvesse necessidade de atendimentos à alunos, professores ou outros servidores da unidade escolar”.
Segundo a Secretaria, as aulas foram retomadas normalmente, nesta segunda-feira (5), “ sem nenhum novo registro de aplicação de material tóxico nos arredores da unidade ou qualquer sintoma por parte de alunos e servidores.
Atualmente a unidade atende 150 alunos da educação básica.
Comentários