Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Dezembro de 2022 às 07:08

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) anunciou o pagamento de todas as bolsas e auxílios que estavam suspensos desde os cortes orçamentários sofridos pela instituição no último dia 1°. A liberação dos recursos que garantiram o pagamento das bolsas e auxílios foi fruto de uma negociação com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP) em Brasília.

O reitor da UFMT, Evandro Soares, se reuniu com o ministro na companhia do presidente da Andifes, professor Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na última quarta-feira (7). A reunião sucedeu o pronunciamento da UFMT de que contava com apenas R$ 10 mil em caixa.

Com o bloqueio do dia 1°, a universidade ficou sem dinheiro em caixa para pagar os 1.726 auxílios/bolsas de dezembro/22, distribuídos em 1.074 auxílios permanência; 267 auxílios moradia; 41 auxílios complementar de alimentação; 267 auxílios adicionais de alimentação; 33 bolsas de monitoria inclusiva; 44 bolsas de apoio financeiro a projetos estudantis; 95 bolsas de extensão vinculadas aos Editais do Programa de Bolsa Extensão - PBEXT Ações e PBEXT Ações Afirmativas; e 699 bolsas dos cinco programas de apoio pedagógico aos estudantes, dentre outras.

Na reunião com Ciro Nogueira, o reitor Ricardo Marcelo expôs ao ministro a gravidade da situação enfrentada pelas universidades desde os cortes realizados em junho, agravados pelo último bloqueio realizado no final de novembro.

“A Andifes vai se manter em permanente articulação com o governo e parlamentares com o objetivo de reverter os bloqueios de recursos que estão inviabilizando o fim de ano de toda a rede de universidades federais,” destacou.





Fonte: hiper Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/455980/visualizar/