Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 14 de Dezembro de 2022 às 11:37
Por: Protásio de Morais | Secel-MT

    Imprimir


O público terá três oportunidades para conferir o espetáculo: Duas apresentações no Teatro Zulmira Canavarros e uma Goiabeiras Shopping

A | A

Depois do sucesso dos espetáculos de companhias, grupos e escolas de várias regiões de Mato Grosso, chegou o momento de encerramento das atividades, com a apresentação do Ballet “O Quebra-Nozes”, de Piotr Ilitch Tchaikovski.

O público terá três oportunidades para conferir o espetáculo. Nesta sexta-feira (16.12) e sábado (17.12), as apresentações serão no Teatro Zulmira Canavarros, às 19h30. Para dar suporte a famílias em situação de vulnerabilidade neste Natal, a entrada é solidária: 2 kg de alimento não-perecível. A plateia pode se adiantar e fazer a troca por ingresso na sede do grupo, que fica no Goiabeiras Shopping.

E é no Goiabeiras Shopping onde ocorre a última apresentação da Suíte. Será no domingo (18.12), às 20h, na Praça Cultural, que fica no 1º piso do Mall.

Neste caso, os bailarinos serão totalmente integrados à decoração oficial do Shopping para este Natal, inspirada pelo “O Quebra Nozes”. Assinando a coordenação e adaptação coreográfica do espetáculo, Maria Hercilia Panosso comemorou.

“Ganhamos um cenário especial para a apresentação de uma das peças mais importantes de nosso repertório. Importante ressaltar que escolhemos o Goiabeiras como ‘nossa casa’. A diretoria é muito sensível às artes e às diversas manifestações tradicionais de nosso Estado, especialmente, à dança. É uma parceria essencial”.

Compõem o espetáculo, alunas da Escola do Grupo Caroline, Projeto Dança - Uma oportunidade de aprendizado, Escola Cantinho de Mãe e profissionais de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Poxoréu e convidados especiais de São Paulo.

O diretor e produtor do espetáculo, Kelson Panosso, destaca que dada a ocasião singular, a data escolhida para a apresentação também merece destaque.

“A primeira apresentação de O Quebra Nozes ocorreu no dia 18 de dezembro de 1892, portanto, há 130 anos. Desse modo, Cuiabá estará ligada artisticamente a todas as outras incontáveis homenagens que se multiplicam pelo mundo todo neste ano. Foi um jeito especial que encontramos de desejar Feliz Natal”.

O projeto da 15ª edição da Mostra de Dança de Mato Grosso recebe incentivo do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e tem apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e Goiabeiras Shopping.

O Quebra-Nozes

Divulgação

Criado por Piotr Ilitch Tchaikovski, o balé Quebra-Nozes foi baseado em um fragmento do conto de E. T. A. Hoffmann, conhecido como O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, interpretado no idioma francês pelo autor Alexandre Dumas.

Levado aos palcos no dia 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia, a história se passa durante o Natal, quando Jans Stahlbaum, prefeito da cidade e também um respeitado médico, oferece aos amigos e familiares uma inesquecível festividade natalina.

Clara e Fritz, seus filhos, estão ansiosos pelos presentes que irão receber. O padrinho da menina, Drosselmeyer, chega um pouco atrasado, aumentando o suspense nas crianças. Ele distribui presentes para todos e reserva à afilhada uma dádiva especial, um quebra-nozes, que deixa a garota encantada. O boneco traja uniforme de soldado e chama a atenção de Fritz. O menino logo arrebata o brinquedo da irmã e, desajeitado, quebra-o, deixando Clara desolada.

Nem a neve, que confere um ar mágico a esta noite, é capaz de consolar a pequena. Mesmo assim, seu padrinho lhe garante que tudo será resolvido. A festa chega ao final e os convidados vão para suas casas. Clara vai dormir, mas subitamente é despertada pelo seu Quebra-Nozes, “encantado”, que adquiriu vida própria, porém eis que surge um rato imenso, “Rei dos Ratos”, amedrontando a menina, que é defendida corajosamente pelo brinquedo animado.

O Quebra-Nozes vira um príncipe, que parte com Clara para um reino encantado, viajando pelos País da Neve, representado por flocos que bailam com muita leveza.

Nesta magia, chegam à “Terra dos Doces”, sendo recepcionados pelo Rei, pela Fada Açucarada e seus discípulos: o Chocolate Quente da Espanha, o Café da Arábia, o Chá Chinês, as Russas, os Polichinelos, todos muito representativos, encerrando com a belíssima “Valsa das Flores”. Clara desperta e então se dá conta de que tudo foi um lindo sonho.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/456106/visualizar/