DISPUTA INTERNA
Emanuel diz ser contra exclusão de Bezerra, mas defende renovação no MDB
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), defendeu a renovação da direção estadual do partido para contemplar as novas lideranças da legenda. Segundo ele, isso é possível sem a exclusão do cacique da sigla, deputado Carlos Bezerra, que não conseguiu se reeleger para mais 4 anos de mandato na Câmara Federal.
Emanuel confirmou que conversou com o deputado federal Juarez Costa (MDB), que é um dos defensores renovação emedebista e que é apontado por alguns, como quem quer assumir a direção do partido no lugar de Bezerra. "Conversei muito com ele, e ele com o deputado federal Emanuelzinho (MDB), respeitamos a história partidária do Bezerra, então vamos construir o partido respeitando todos, e é natural que esses debates aconteçam", disse.
Segundo ele, o MDB em Mato Grosso mudou com a eleição e ascensão de lideranças como novos prefeitos e deputados. "Hoje partido tem um deputado federal reeleito 27 anos de idade, o partido tem o prefeito da capital, o partido tem o deputado Juarez, que é uma grande liderança do Norte do Estado, o partido tem Bezerra também, tem deputados estaduais, então o partido tem que se adequar a cada eleição, isso sempre defendi para a democracia partidária mesmo", defendeu.
Para Emanuel a cada dois anos, após as eleições, o partido deveria fazer mudanças para contemplar os eleitos em cada disputa, e assim a reestrturação do MDB seria automática. "Isso é salutar para o partido. Agora a biografia e história do Bezerra é eternamente respeitada. E sou contra tentar afastá-lo, mas é preciso renovar", finaliza.
Nos bastidores, a crise do MDB é clara em relação ao interior do Estado. Juarez Costa diz que houveram muita intervenção nos municípios com as trocas de direções. Ele também diz ser contra a permanência da ex-deputada Teté Bezerra na secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). Costa defende o retorno do seu aliado, Silvano Amaral, que não conseguiu se eleger deputado estadual.
Comentários