Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 29 de Dezembro de 2022 às 11:31
Por: Gustavo de Castro/Mídia News

    Imprimir


A deputada estadual eleita Janaina Riva (MDB)
A deputada estadual eleita Janaina Riva (MDB)

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que o “ego” e a “má gestão” do prefeito Emanuel Pinheiro levaram a Saúde de Cuiabá ao caos e são os responsáveis pela intervenção do Estado.

Em uma publicação nas redes sociais, a parlamentar citou a "coragem" dos servidores que denunciaram os escândalos e solicitaram que o Ministério Público do Estado (MPE) interviesse na Saúde da Capital.

Nesta quarta-feira (28), o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), decidiu tirar a administração da Saúde das mãos do prefeito e repassar ao Governo do Estado. Ele atendeu um pedido do procurador-geral da Justiça, José Antônio Borges, que alegou que o setor vive uma “completa calamidade pública” e está colapsado.

“É lamentável que o ego e a má gestão do atual prefeito de Cuiabá tenham feito à saúde da capital chegar a esse ponto. Quantas vidas perdemos pela da falta de diálogo entre prefeitura e governo? Quantos cuiabanos e mato-grossenses mais precisarão padecer sem atendimento por birra?”, questionou ela na publicação.


“Essa não é uma notícia para se comemorar, apenas reconhecer a coragem dos profissionais de saúde que denunciaram o caos que a população vive e motivaram esse pedido do MPE”, acrescentou.

A deputada disse, ainda, acreditar que, com a decisão, a saúde da Capital tende a melhorar.

É lamentável que o ego e a má gestão do atual prefeito de Cuiabá tenham feito à saúde da capital chegar a esse ponto

"Que a partir de agora o governo aja urgente para minimizar o sofrimento da população. A saúde do estado não é perfeita, mas está em muito melhor condição do que na capital", disse.

"Assinei junto a outros colegas deputados o pedido de intervenção e no que depender da Assembleia, estaremos à postos para ajudar", completou.

Caos na saúde

A saúde de Cuiabá vem sendo alvo de diversos escândalos e já foi alvo de operações policiais e até de afastamento do prefeito de Cuiabá.

As denúncias apontam falta de médicos, furos nas escalas de trabalho, falta de medicamentos, atrasos nos pagamentos dos médicos, dentre outros.

“Nesses quase 30 anos de serviço público, a Saúde esteve tão ruim. Falta tudo: de estrutura, medicação, especialistas… Dipirona tem mais de anos que não tem. Às vezes chega uma caixinha que não dá para cinco dias”, afirmou uma médica concursada na Capital desde 1997, em depoimento ao Ministério Público Federal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/456419/visualizar/