Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Janeiro de 2023 às 13:50
Por: RAFAEL COSTA

    Imprimir


Considerado um dos restaurantes mais tradicionais da cuiabania, o Choppão já recebeu homenagem do Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O ídolo do futebol faleceu no último dia 29 e o velório teve início nesta segunda-feira, em Santos (SP).

Na década de 80, enquanto estava em um avião da Varig (Viação Aérea Rio Grandense) em Madrid, capital da Espanha, Pelé foi informado por meio de um comissário sobre a paixão que os proprietários do Choppão tinham pelo Santos Futebol Clube e, em especial, por Pelé, principal ídolo do clube do litoral de São Paulo. Na época, Pelé e o comissário ficaram hospedados no mesmo hotel.

Emocionado, Pelé decidiu eternizar a homenagem em um guardanapo com os seguintes dizeres. "Aos amigos do Choppão, com abração de Pelé".

Inicialmente, o Rei do Futebol assinou "Shoppão", acreditando que se tratava de um Shopping Center. Porém, após ser alertado pelo comissário, passou a caneta por cima e assinalou "Choppão".

Em entrevista ao HNT, o empresário Fernando Quaresma de Andrade, um dos proprietários do estabelecimento, diz que o autógrafo com a referência ao restaurante é uma homenagem que merece ser eternizada.

Quem comparece ao Choppão, localizado no bairro Quilombo, em Cuiabá, depara-se com a homenagem do Rei do Futebol anexada em um dos pilares do restaurante. O autógrafo é exibido em um quadro protegido por vidro.

"O Pelé, na dedicatória, escreve o Choppão com SH e depois corrige. Mas, não há problemas nisso, ficou até mais original. O que é exibido no Choppão é uma cópia. O original ainda está muito bem guardado", revela o empresário Fernando Quaresma de Andrade.

A relação da família proprietária do Choppão com o Santos e a figura de Pelé não se resume apenas ao autógrafo. Há um histórico de vínculo com a cidade do litoral de São Paulo e uma admiração antiga, passada de geração para geração.

"Nossa relação com o Santos e com o Pelé é longa. Minha mãe saiu de Portugal fugindo das mazelas da guerra junto à família e meu pai, saindo da seca de Pernambuco. Os dois se conheceram em Santos e o meu irmão mais velho, que faleceu em 2018, é nascido em Santos. Meus pais se casaram em Santos. Por isso, sempre mantivemos a mesma ligação com a cidade e o time", declara.

As exibições de Pelé nos treinos do Santos eram um atrativo para o casal na cidade litorânea.

"Meu pai trabalhava na construção civil e quando já namorava a minha mãe, tinha como grande alegria, ir à noite ver o treino do Santos na Vila Belmiro. E, especialmente, ver o Pelé. A parte de treinos físicos o Santos fazia na praia. Naquela época, não tinha muito assédio de populares para atrapalhar. Meu pai faleceu aos 94 anos e me contava detalhes disso. Era o grande lazer da vida dele", revela.

Na primeira quinzena de janeiro, o empresário Fernando Quaresma de Andrade se programou para fazer uma viagem a Santos. No entanto, após ter conhecimento da morte de Pelé no final de dezembro, com o velório programado para acontecer na Vila Belmiro nesta segunda-feira, antecipou a viagem com o intuito de se despedir do Rei do Futebol.

"Pelé é o ícone de uma época de futebol romântico e torcidas respeitosas. Antecipei a viagem em uma semana para trazer meu filho de 14 anos e minha filhinha de seis anos. Quero que tenham consciência da importância de Pelé para o futebol e viver o momento histórico dessa despedida".






Fonte: hiper Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/456482/visualizar/