DE 5 A 11 ANOS
Com novas variantes, prefeituras podem vacinar crianças com dose de reforço
Prefeituras de Mato Grosso podem aplicar doses de reforço de vacinas contra a covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos. Liberação foi informada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (5), que citou cenário atual com circulação de novas variantes.
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a imunização das crianças deverá ser realizada nos menores que já tomara a segunda dose da vacina há 4 meses.
Em comunicado oficial, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, citou o avanço das novas variantes e reforçou a necessidade de combate à disseminação da doença por meio da imunização.
“Não podemos baixar a guarda, principalmente agora com a circulação de novas variantes mais agressivas, como a ômicron. Por isso, a vacinação de reforço é importante, porque fortalece a imunidade contra a doença e previne a evolução grave do vírus nas crianças. É imprescindível que os pais e responsáveis levem seus pequenos para vacinar”, disse.
A SES aguarda o Ministério da Saúde enviar ao Estado novas doses da vacina Pfizer pediátrica, que será utilizada nas crianças.
Assim que receber os imunizantes, a pasta distribuirá aos municípios conforme solicitação. A expectativa é de que sejam imunizadas um total de 377.932 crianças nesta faixa etária.
Atualmente, a cobertura vacinal do estado é de 73,11%. De acordo com a plataforma da SES que mapeia a imunização estadual, a cobertura vacinal da segunda dose do público infantil de 3 a 4 anos é de 1,75% e de 5 a 11 anos é de 28,58%.
Comentários