Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 11 de Janeiro de 2023 às 16:46
Por: Widson Ovando|Fapemat

    Imprimir


O Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), fomentou o desenvolvimento do protótipo de um robô facilitador para auxiliar nas terapias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa, coordenada pela Dra. Thais Reggina Kempner, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus de Várzea Grande, foi financiada através do Edital FAPEMAT 05/2022- Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que tem adquirido notoriedade devido ao crescente número de diagnósticos, com a ocorrência de uma a cada 54 crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Trata-se de um transtorno do desenvolvimento neurológico, que causa padrões de comportamentos repetitivos, restritos e estereotipados, déficits de comunicação e interação social.

O projeto foi desenvolvido em parceria com profissionais do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea (CRIDAC), para estabelecimento das funcionalidades que o robô deveria possuir para uma maior eficiência no processo terapêutico.

O robô, intitulado “Otto”, possui com um design seguro, útil e atrativo para crianças com TEA, utiliza uma matriz de LED 8x8 associada ao movimento dos seus braços e pernas, permitindo a representação de emoções, tais como felicidade, tristeza, vergonha, medo, raiva. Otto também possui 10 botões interativos, para ensinar os números, e 170 frases gravadas com vozes de crianças, que permitem ensinar o alfabeto, vocabulário básico utilizado no cotidiano das crianças, reconhecer cores, frutas, legumes e animais.

Os primeiros resultados obtidos apontam que 71,4% das crianças avaliadas demostraram interagir com o robô. “O diferencial desse trabalho são às funcionalidades do robô Otto, que está sendo utilizado como um elemento educacional e auxiliando as crianças a melhorar sua comunicação”, afirma a pesquisadora Thais Kempner.

As próximas etapas da pesquisa são: melhorias no hardware, no open source do robô, modelagem 3D e melhoria no controle dos seus movimentos, todas estas ações serão realizadas em consonância com as recomendações dos profissionais do CRIDAC,

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Allan Kardec, ressalta a importância da pesquisa como investimento do governo para melhorar a vida dos mato-grossenses. “Esse projeto de pesquisa liderado pela pesquisadora Thais é importante porque proporciona levar conhecimento do nosso capital humano e inovação tecnológica para criar qualidade de vida para as crianças com Transtorno do Espectro Autista, TEA”, diz. “É uma inovação tecnológica no campo da saúde”.

Segundo o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, “Os resultados obtidos por esta pesquisa demonstram, mais uma vez, a importância dos investimentos em pesquisa e inovação, além de contribuir para aumentar a inserção participação feminina na computação, engenharia e ciências exatas, este projeto contou com a participação de 05 bolsistas pela Fapemat, sendo 03 alunas da graduação e 02 alunas do ensino médio, reforçando o interesse dos jovens pela ciência”.

Participaram do projeto de pesquisa, Luciana Correia Lima de Faria Borges, Eunice Pereira dos Santos Nunes ( professoras do Instituto de Computação na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT), Emelyn Montevechi Fagundes, Izamara Van Der Stock das Neves, Kamylla Milena Voltolini dos Santos, graduandas da UFMT e Karine Pinheiro Lopez e Antônia Salete Prates Paes da Silva, alunas do ensino médio.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/456685/visualizar/