Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Janeiro de 2023 às 20:28
Por: Douglas Trielli/Mídia News

    Imprimir


Mensagens deletadas e suspeitas foram denunciadas por servidor
Mensagens deletadas e suspeitas foram denunciadas por servidor

Um servidor da Prefeitura de Cuiabá denunciou ao MidiaNews que, após a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinar a saída dos interventores na área da Saúde, no último dia 6, centenas de e-mails foram apagados por funcionários de confiança do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que retornaram aos seus postos.

Estão criando toda uma narrativa para criar insegurança quanto à intervenção

Os e-mails se referiam a troca de informações entre servidores e empresas, que possuem contratos com a Prefeitura. O receio é de que o conteúdo das “conversas” poderiam servir de indícios para futuras investigações do Ministério Público Estadual (MPE) e das polícias.

O servidor também afirmou que uma manobra pode ter sido feita na área de T.I. (tecnologia da informação).

“Teve queda de internet constante no sistema de todas as unidades de Saúde quando começou a intervenção. E creio que foi proposital, mas estão culpando os interventores, falando até em chamar a Polícia Federal para investigar as pessoas que faziam parte da interveção”, disse.


“Mas, na verdade, estão criando toda uma narrativa para criar insegurança quanto à intervenção", afirmou.


"Os profissionais de carreira, os profissionais de processo seletivo, ficaram felizes com a intervenção, com a esperança de que algo mudasse por aqui. Apenas ficaram felizes com a suspensão da intervenção aqueles que são coniventes com as barbaridades que acontecem na Secretaria Municipal de Saúde”, acrescentou.

Há a necessidade de um auditor de T.I. de Faturamento SUS, para ver o quanto Cuiabá está perdendo, de 2019 para cá, por falta de lançamento de procedimentos realizados

Falhas e SUS

O servidor que fez a denúncia, que é efetivo, também citou falhas relacionadas ao SUS.

“São tantas coisas erradas por aqui... Eu indico, por exemplo, a necessidade de um auditor de T.I. de Faturamento SUS, para ver o quanto o município de Cuiabá está perdendo, de 2019 para cá, por falta de lançamento de procedimentos realizados”, afirmou.


“A verdade é que a Saúde de Cuiabá é um grande cabide político, com profissionais que exercem funções estratégicas sem formação adequada, sem conhecimento de SUS, sem conhecimento de legislações, faturamento do SUS. Na verdade, é um caos”, disse.

“O interventor, em poucos dias, em um de seus decretos, criou uma coordenadoria de Controle e Avaliação... Nossa! Como faz falta um setor desse na Secretaria de Saúde, ajudaria muito a melhorar os números, a qualidade no atendimento, os recursos do município, mas o que parece é que ninguém se importa com isso”, desabafou.

Centro de Distribuição de Medicamentos

Na denúncia ao MidiaNews, o servidor ainda fez um alerta: “Caso retorne a intervenção, eles precisam abrir os olhos com um funcionário de confiança do prefeito, que agora foi para o CDMIC (Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos), o braço direito dele que está na Coordenação de T.I., uma pessoa sem conhecimento algum, muito despreparada, e que só está difamando a intervenção pelos quatro cantos e não assume sua ingerência com os problemas que já eram frequentes antes da intervenção”.


“Muitos comissionados, cargos de confianças, ficaram felizes com a suspensão. Profissionais que estão aqui para o bem do município não ficamos”, disse.

Ele também reclamou da falta de respeito com os servidores: “Atraso em pagamento dos salários, responsáveis técnicos que não recebem seus valores desde outubro e não podem reclamar, denunciar, pessoas que não receberam suas férias até hoje, sendo que as férias normalmente é paga antes de tirarmos. Enfim, a bagunça se reinstalou após o fim da intervenção”, completou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/456770/visualizar/