Secretaria de Assistência Social elabora Plano de Ação para 2023 O objetivo é promover o desenvolvimento de ações e serviços intersetoriais e serviços socioassistenciais, visando à construção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários para as diferentes faixas etárias, conforme as necessidades de cada
A Secretaria Municipal de Assistência Social elaborou um Plano de Ação que será desenvolvido no decorrer de 2023. O objetivo é promover o desenvolvimento de ações e serviços intersetoriais e serviços socioassistenciais, visando à construção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários para as diferentes faixas etárias, conforme as necessidades de cada ciclo de vida.
E para apresentar o calendário anual de atividades com as sugestões de temas relacionados aos direitos sociais a serem trabalhados durante as campanhas de sensibilização e mobilização, bem como nas ações inseridas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria promoveu reuniões com todas as equipes técnicas que compõem os Serviços de Proteção Social Básica neste mês.
“Este é também um momento de alinharmos as pautas que serão realizadas no decorrer do ano e viabilizar recursos para que as metas estabelecidas sejam concluídas. Estamos dando início às atividades com o planejamento das ações. Neste primeiro momento, estamos promovendo as reuniões com as equipes técnicas para dispor de informações atualizadas de cada unidade, permitindo assim a execução das ações e serviços conforme necessidade de cada comunidade”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.
A titular da pasta informa ainda que o foco da gestão Kalil Baracat é garantir a oferta de ações assistenciais assegurando a qualidade dos serviços que são oferecidos aos usuários do SUAS. “Uma das determinações do prefeito Kalil e da primeira-dama e promotora de justiça, Kika Dorilêo Baracat, é que todas as pessoas que procuram as unidades sociais sejam acolhidas”, pontuou Ana Cristina.
AGENDA: a coordenadora de Proteção Social Básica, Bernadete Miranda, destacou a importância das reuniões que estão acontecendo, neste primeiro momento, com as gerentes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Caderno II e Centro de Convivência do Idoso ‘Vovô Zeid Sacre’, e com psicólogos e assistentes sociais de cada unidade.
“A discussão em torno do Plano de Ação é para garantir a realização de todas as ações com vista no desenvolvimento das atividades realizadas em cada região do nosso município. A Proteção Social Básica trabalha na prevenção de situações de risco, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O planejamento é um ato fundamental para a gestão, e está relacionado com a preparação, organização e estruturação, para atingir as metas propostas com resultados eficazes”, assegurou Bernadete.
Como explica a coordenadora, a agenda de trabalho para a apresentação do Calendário Anual de Política de Assistência Social seguiu um cronograma. “No dia 9 nos reunimos com a equipe técnica do CRAS Santa Maria, no dia 11 foi a vez do CRAS Cristo Rei, no dia 12 no CRAS São Mateus, dia 13 Jardim Glória, no dia 14 Caderno II, no dia 16 nos reunimos com a equipe técnica do Centro de Convivência do Idoso Vovô Zeid. Cada unidade tem em mãos um norte, instrumento fundamental na tomada de decisões e execuções das tarefas”, informou.
Para Bernadete Miranda é importante elaborar o planejamento anual de forma coletiva, avaliando as ações realizadas no ano anterior, construindo um referencial seguro no ano em curso, buscando alcançar da melhor forma possível os objetivos pré-definidos no Plano de Ação.
Comentários