Aprendizagem dos alunos melhorou quase 20% em MT, diz FGV Estado analisou evolução da aprendizagem em provas de estudantes dos ensinos fundamental e médio
Em Mato Grosso, estudantes do ensino fundamental e médio apresentaram resultados positivos em todas as séries.
Pelo menos é o que apontam avalições realizadas, em 2022, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com dados apresentados pela Seduc-MT, o Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem, que é aplicado pela FGV bimestralmente, além de uma avaliação somativa anual, mostra que a aprendizagem dos alunos apresentou média de 5,10 no IPEA e crescimento global no período entre fevereiro e dezembro do ano passado de 18,9%.
As avaliações analisaram a evolução da aprendizagem por meio das provas realizadas pelos estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio durante o ano.
Em todas as séries, o resultado foi positivo, proporcionando um cenário ainda mais decisivo para o cumprimento das metas definidas no Programa Educação 10 Anos.
“Essa avaliação faz parte do contrato do Sistema Estruturado de Ensino entre o Governo do Estado e a Fundação Getúlio Vargas. Ela valida todos os nossos esforços em busca da qualidade total nos resultados e nas metas do Programa Educação 10 Anos, que vai colocar a Rede Estadual de Educação entre as cinco mais bem avaliadas pelo Ideb até 2032”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Para o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, Henrique Paim, essa avaliação é uma forma eficiente de diagnosticar o nível de aprendizagem de cada aluno, dos professores e até de cada escola”.
Segundo ele, a ideia é verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos estudantes e analisar se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular. “A partir dessa análise, a Seduc-MT pode alterar ou definir novas metas”, informou.
A Fundação Getúlio Vargas também finalizou, em 2022, os dados sobre a Avaliação Diagnóstica de todas as unidades de ensino e estudantes da rede estadual. Os dados também subsidiam as decisões pedagógicas adotadas pela Seduc-MT.
Para cada situação é preciso uma estratégia e uma intervenção diferente no fortalecimento da aprendizagem. T
anto a avaliação somativa quanto a avaliação diagnóstica mostra a realidade e indica as decisões nesse sentido para o ano letivo atual e os próximos planejamentos.
Comentários