Botelho e Max se reúnem com aliados; siglas devem indicar cargos Acordo deve ser selado nesta quinta-feira; outros cargos devem ser preenchidos até a tarde do dia 30
O presidente da Assembleia Eduardo Botelho (União Brasil) se reunirá na tarde desta quinta-feira (26) com aliados para anunciar oficialmente a aliança com os deputados Max Russi (PSB) e Janaina Riva (MDB) para os principais cargos da Mesa Diretora, que comandará o legislativo no biênio 2023-2024.
Antes, contudo, Max, que chegou a vislumbrar a presidência da Casa, dará um almoço a aliados para comunicar que seguirá na chapa de Botelho, como primeiro-secretário.
As reuniões deverão selar o tratado entre os parlamentares, que também inclui Janaina na vice-presidência.
Após a definição, o trio deverá encaminhar um comunicado pedindo aos líderes dos partidos, que compõem a nova legislatura da Casa de Leis, indicações de nomes para compor a Mesa.
Composição e disputa
A composição dos dirigentes da Assembleia é formada de sete cadeiras. Além de Botelho (presidente), Janaina (primeiro-vice) e Max (primeiro-secretário), ainda terá que ser preenchido os cargos de segundo-vice-presidente, segundo-secretário, terceiro-secretário e quarto-secretário.
A segunda-vice-presidência já está definida pela indicação do PSD, e será ocupada pelo deputado Wilson Santos.
Já a segunda-secretaria é do PT, que deve ser ocupada pelo deputado Valdir Barranco (PT), a terceira-secretaria é do PL, que está sendo disputada por Elizeu Nascimento e Gilberto Cattani e a quarta-secretaria do Republicanos, que tem como deputados Diego Guimarães e Valdir Moretto.
A chapa completa deve ser homologada na presidência do legislativo até às 18h da próxima segunda-feira (30). A eleição ocorre na manhã de quarta-feira (1º), quando toma posse os deputados da 20º legislatura.
Comentários