Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 30 de Janeiro de 2023 às 18:18
Por: Eduardo Gomes/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa, em segunda votação, durante sessão extraordinária realizada na quarta-feira
Proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa, em segunda votação, durante sessão extraordinária realizada na quarta-feira

Eleitos para a 20ª legislatura tomam posse na Assembleia Legislativa em 1º de fevereiro.

A renovação parlamentar será de um quarto.

MDB, União Brasil e PSB têm as maiores bancadas, com quatro cadeiras, cada.

A maior votação ao cargo foi de Janaína Riva (MDB) e o decano é Júlio Campos (União).

Mato-grossense, reeleito e governista. Em suma, esse é o perfil da nova composição do Legislativo.

Secom-ALMT

Janaina Riva

A deputada Janaína Riva, que se reelegeu com a maior votação, em outubro de 2022

A próxima legislatura da Assembleia, com 24 deputados, terá 11 mato-grossenses, cinco paranaenses, dois gaúchos e dois paulistas, um catarinense, um mineiro, um goiano e um português naturalizado brasileiro.

Nasceram em Mato Grosso: Júlio Campos/União (Várzea Grande), Eduardo Botelho/União (Nossa Senhora do Livramento), Janaína Riva/MDB (Juara), Fábio Tardin/PSB (Juscimeira), Elizeu Nascimento/PL (Tangará da Serra); Diego Guimarães/Republicanos, Juca do Guaraná Filho/MDB e Paulo Araújo/PP, todos em Cuiabá; e Cláudio Ferreira/PTB, Sebastião Rezende/ União e Thiago Silva/MDB, todos em Rondonópolis.

São paranaenses: Max Russi (PSB), Nininho (PSD), Gilberto Cattani (PL), Valdir Barranco (PT) e Valmir Moretto (Republicanos). Faissal e Beto Dois a Um nasceram no Rio Grande do Sul; Wilson Santos (PSD) e Carlos Avalone (PSDB), em São Paulo, e coincidentemente ambos em Dracena.

Dr. Eugênio (PSB) é mineiro, Dilmar Dal'Bosco (União) catarinense, Lúdio Cabral (PT) goiano e Dr. João (MDB) nasceu em Portugal e tem cidadania brasileira.

Aos 75 anos, Júlio Campos, ex-governador e ex-senador, é o mais velho entre os eleitos ao cargo.

Com 33 anos, Janaína Riva é a mais nova. O deputado mais antigo em plenário é Sebastião Rezende, que exerce mandato pela quinta legislatura.

Eleita para o terceiro mandato consecutivo, Janaína Riva recebeu a maior votação ao cargo: 82.124 votos.

Dentre os novatos, Júlio Campos foi o mais votado, com 33.800 votos, e o menos votado entre os estreantes foi Juca do Guaraná Filho, com 20.723 votos.

Dentre os 18 reeleitos, Elizeu Nascimento teve a menor votação: 22.415 votos.

Na composição de força partidária, o MDB tem quatro cadeiras: Janaína Riva, Dr. João, Thiago Silva e Juca do Guaraná Filho; o União com igual número é representado pelo presidente Eduardo Botelho, Dilmar Dal Bosco, Júlio Campos e Sebastião Rezende; também com quatro, o PSB reelegeu Max Russi e Dr. Eugênio, e elegeu Beto Dois a Um e Fábio Tardin.

Republicanos, PT, PSD e PL elegeram dois cada: os petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco, ambos reeleitos; Nininho e Wilson Santos, ambos reeleitos pelo PSD; Elizeu Nascimento e Gilberto Cattani, reeleitos pelo PL; e Diego Guimarães e Valmir Moretto, pelo Republicanos, sendo o primeiro eleito, e o outro reeleito.

Paulo Araújo reelegeu-se pelo PP, Carlos Avalone pelo PSDB e Faissal pelo Cidadania; Cláudio Ferreira elegeu-se pelo PTB.

O Cidadania, de Faissal, e o PSDB, de Avalone, formaram uma federação.

Os petistas compuseram uma federação com o PCdoB e o PV, mas somente a legenda do PT elegeu deputado estadual.

Mato Grosso tem 141 municípios, mas somente nove elegeram deputado estadual.

Cuiabá conquistou 12 cadeiras com Eduardo Botelho, Paulo Araújo, Elizeu Nascimento, Lúdio Cabral, Valdir Barranco, Faissal, Diego Guimarães, Juca do Guaraná Filho, Wilson Santos, Carlos Avalone, Janaína Riva e Beto Dois a Um.

Rondonópolis tem a segunda maior representação, com Nininho, Sebastião Rezende, Thiago Silva e Cláudio Ferreira.

Várzea Grande elegeu Júlio Campos e Fábio Tardin. Dilmar Dal Bosco é de Sinop; Dr. João, de Tangará da Serra; Dr. Eugênio, de Água Boa; Valmir Moretto, de Pontes e Lacerda; Max Russi, de Jaciara; e Gilberto Cattani, de Lucas do Rio Verde.

O resultado da eleição para a Assembleia deixa fora da próxima legislatura importantes municípios, a exemplo de Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Alta Floresta, Juína, Juara e Colíder.

Regionalmente, não há equilíbrio entre as forças políticas.

A faixa de fronteira e o Vale do Araguaia elegeram um deputado cada, Valmir Moretto e Dr. Eugênio, respectivamente; o Nortão, com 34 municípios, conquistou duas cadeiras, com Dilmar Dal'Bosco e Gilberto Cattani; o Chapadão do Parecis elegeu somente Dr. João.

Divulgação

Júlio Campos

O ex-governador Júlio Campos é o decano da nova composição da Assembleia de MT

Dentre os novatos, Júlio Campos foi prefeito de Várzea Grande, três vezes deputado federal, governador e senador; Fábio Tardio cumpriu dois mandatos de vereador por Várzea Grande e presidiu a Câmara daquele município.

Diego Guimarães foi vereador por Cuiabá em duas legislaturas consecutivas.

Juca do Guaraná foi vereador por Cuiabá em três mandatos e presidiu a Câmara.

Da nova composição, somente Beto Dois a Um e Cláudio Ferreira não exerceram mandato eletivo anteriormente.

Todos dedicam-se exclusivamente à política.

Faissal, Janaína Riva, Diego Guimarães, Thiago Silva, Sebastião Rezende, Juca do Guaraná Filho e Wilson Santos são advogados.

Lúdio Cabral, Dr. Eugênio e Dr. João, são médicos. Nininho, Valmi Moretto e Dilmar Dal Bosco são empresários; Valdir Barranco e Cláudio Ferreira são biólogos; Max Russi e Fábio Tardin são políticos; Elizeu Nascimento é sargento da reserva remunerada da Polícia Militar; Gilberto Cattani é parceleiro da reforma agrária; Carlos Avalone é engenheiro civil; Eduardo Botelho é engenheiro eletricista; Paulo Araújo é servidor público estadual, Beto Dois a Um é músico e Júlio Campos engenheiro agrônomo.

Dentre eles, alguns exercem mais de uma profissão, a exemplo de Eduardo Botelho, que é empresário; Sebastião Rezende, que é engenheiro civil; Júlio Campos, que é empresário e pecuarista; e Carlos Avalone, que é empresário.

BASE – O governador reeleito Mauro Mendes (União) tem ampla maioria na legislatura em curso.

Na nova composição da Assembleia, somente os petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco fizeram oposição ao seu nome na campanha eleitoral.

Porém, com a aproximação do governante com o presidente Lula da Silva, que é costurada nos bastidores, não se pode descartar que os dois deputados do PT se unam aos 22 da base governista, formando uma inédita bancada exclusivamente situacionista.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/457175/visualizar/