Carnaval acende alerta para infecções sexualmente transmissíveis e para a alimentação Neste período de recesso do Carnaval as Upas do Ipase, Cristo Rei e o Hospital e Pronto-Socorro Municipal funcionarão 24hs em sistema de plantão.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande estão orientando os foliões sobre prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além da distribuição de preservativos masculinos e femininos e a realização de testes rápidos. Os exames de testagem rápida são para Hepatite B e Hepatite C, HIV e Sífilis e o resultado sai na hora.
Como explica o Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, é importante todo o tipo de alerta, carnaval, remete à festa, folia, alegria, porém todos precisam se prevenir de doenças e adotar uma boa alimentação. “Já temos na rotina das unidades a distribuição de insumos preventivos para a população. São preservativos externos e internos, gel lubrificante, teste rápido para diagnóstico de HIV, triagem de Sífilis e Hepatites Virais B e C”.
O alerta é também para a foliã ou o folião que considera ter tido a possibilidade de ter sido exposto às IST por meio de uma relação sexual, pelo não uso ou rompimento do preservativo, é muito importante fazer a testagem rápida de HIV/Aids, hepatites virais B e C e sífilis, nas Unidades de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Dessa forma, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, em caso de diagnóstico para algumas dessas doenças.
Outra preocupação é sobre a Covid-19, que mesmo com uma situação mais controlada, a Saúde de Várzea Grande orienta sobre alguns cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. “São ações simples de serem executadas, com boa capacidade de evitar a transmissão de doenças como o coronavírus e a influenza, protegendo a nós mesmos e àqueles que estão ao nosso redor”, destaca Geovane, lembrando também a importância de se procurar atendimento médico em caso de sintomas respiratórios.
A outra preocupação da Saúde Pública é quanto à alimentação e o bem-estar do folião em geral. “As dicas são: beba muita água. Caso ingerir bebidas alcoólicas, é fundamental intercalar o consumo com a água. A bebida alcoólica desidrata o corpo, por isso é importante manter a ingestão de água em conjunto. Comer frutas da estação: as frutas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação; comer vegetais verde-escuros como a couve, os brócolis, a rúcula, o agrião estes vegetais atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado. E por fim fique em alerta sobre as condições de higiene dos locais que você se alimenta: os alimentos devem estar conservados adequadamente”, orientou o Superintendente.
Comentários