Ipem encontra fábrica de bebedouro clandestino
Fiscais metrológicos do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) estão atuando em Cuiabá e Várzea Grande para checar 6 denúncias de fábricas clandestinas de bebedouros. Foram encontradas evidências em 4 locais.
“As características são de que o empresário estava fabricando clandestinamente. O bebedouro estava pronto para receber o motor. Os bebedouros tem certificação compulsória, não podem ser feitas réplicas, sem falar que põem em risco o cidadão”, explicou Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT.
Os bebedouros averiguados são de mesa com duas e três torneiras. Entre os riscos apontados pela equipe do Ipem estão o de corte, acidentes como choque e a possibilidade de crianças colocarem a mão e deceparem os dedos. Fatores que representam perigo.
A orientação na hora da compra é verificar se o produto tem o Selo do Inmetro. Ele é a garantia de que o produto está certificado e não expõe as pessoas aos riscos. Certificação é a certeza de o produto passou por rigorosos testes. No caso dos bebedouros, a Portaria 191/2003 estipula a conformidade do produto, ou seja, as normas para fabricação do produto. (Com Assessoria)
Comentários