Prefeitos chiam e Assembleia vai alterar projeto que limita gastos com eventos
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União), atendeu ao pedido do representante dos municípios de Mato Grosso, Neurilan Fraga, e irá remendar o projeto de lei de autoria do governo que limitaria a R$ 200 mil recursos destinados a shows e eventos culturais no Estado. O deputado recepcionou, nessa segunda-feira (6), na presidência da ALMT, prefeitos e deputados estaduais para tratar sobre o tema.
De acordo com Botelho, o montante inviabilizaria grandes eventos como o festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, a Cavalhada, Festival de Pesca, Festival do Congo, Encontro de Violeiros de Poxoréu. "Queremos criar uma parametrização para que o recurso continue, para que as festas continuem, mas valorizando os artistas e a nossa cultura", disse.
O presidente da Assembleia definiu que o vice-líder do governo e ex-secretário de Cultura do Estado, Beto Dois a Um (PSB), seja o interlocutor dos prefeitos junto ao Executivo. Nós devemos votar essa proposta até o final de março, e junto com a AMM nós queremos colocar em discussão com os deputados essa proposta, completou.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, pontuou que a matéria apresentada pelo governador trouxe sérias preocupações aos gestores municipais. Nós precisamos de uma discussão que encontre o equilíbrio. Os municípios realizam eventos que são diferente de festa, né? Esses eventos eles movimentam a economia local, regional e gera emprego, melhora a arrecadação das prefeituras e do próprio comércio local, defendeu.
Em recentes manifestações à imprensa, Mauro Mendes (União) argumentou que o Estado não pode destinar R$ 2 milhões para eventos enquanto tem outras prioridades. A parte cultural, artística e entretenimento ela é importante, porém nós temos muita coisa importante pra ser feita em Mato Grosso, disse. Então assim, tem que ser feito dentro de uma realidade, não gastando dinheiro público que vai faltar seguramente em ações mais importantes, completou.
A maior preocupação com gastos está relacionada a shows nacionais onde são questionados os valores exorbitantes pagos por meio de emendas parlamentares, enquanto municípios precisam de investimentos urgentes, como na área social. Prefeitos de vários municípios e o líder do governo no Legislativo, deputado Dilmar Dal Bosco, participaram da reunião.
Comentários