Em MT, 18% das empresas ativas são geridas por mulheres De acordo com a pesquisa, a maior parte dessas mulheres ainda são as provedoras do lar, mas algumas ainda precisam ter um emprego formal, além de cuidar da própria empresa.
Em Mato Grosso, 18% de empresas ativas são geridas por mulheres. Ao todo, são cerca de 92,2 mil empreendimentos. Além disso, o levantamento mostra que 60% dessas empresárias são provedoras do lar. Já em todo o país, apenas 2% das empresas ativas possuem proprietárias mulheres.
A pesquisa foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e entrevistou mais de 600 mulheres donas ou sócias de negócios entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março.
Segundo a pesquisa, 48% das mulheres disseram que dedicam mais de 8 horas por dia. Outras 28%, se dedicam ao negócio por 11 horas ou até mais.
Em relação as empresas, 50% delas são do setor de serviços e 46%, de comércio. As proprietárias informaram que em 41% dos empreendimentos não há funcionários e cuidam de tudo sozinhas.
Já os segmentos em que as empresas atuam, 29% é de vestuário, 27% de beleza e bem estar e 16% de alimentação.
Questionadas sobre os principais desafios encontrados por elas, as empresárias informaram em primeiro lugar, a dificuldade em acesso a crédito, com 39%; em segundo, as altas taxas de juros, com 31% das respostas; e em terceiro, conciliar empreendedorismo e a família, com 17%.
Perfil das empreendedoras
De acordo com a pesquisa, 56% das mulheres possuem entre 26 e 55 anos. Outras 26% têm entre 36 e 45 anos. Em relação ao grau de escolaridade, 21% possuem ensino superior completo.
O levantamento ainda mostra que duas em cada 10 mulheres atuam em mais de um negócio e precisam ter um emprego formal, além de cuidar da própria empresa.
Além disso, 80% possuem filhos tendo em média, duas crianças.
Comentários