Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 20 de Julho de 2012 às 13:06
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


Os três candidatos a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT), Luciana Serafim, Izonildes Pio da Silva e Maurício Aude, acreditam que a situação do Poder Judiciário estadual está crítica, e preveem melhorias para o setor em seus planos de gestão.

“A situação do nosso Judiciário está caótica, e nisso nós precisamos de uma postura mais firme da OAB, porque eu acho que já ultrapassou o momento de se tomar uma providência”, afirmou Serafim.

De acordo com a advogada, a Ordem tem autonomia de se posicionar de maneira mais firme e cobrar a responsabilidade por parte do Judiciário. Esta é a principal bandeira da candidata.

“Aquela conversa amigável deve existir. Mas o extremismo do problema é tão grande, que está afetando a vida de todos nós. Chegou a hora de posições mais firmes, contundentes, de representações no CNJ, de acionamento judicial, de cobrança de responsabilidade dos prejuízos que estão sendo causados por uma condução e gerenciamento equivocada do nosso Judiciário”.

Como solução, Serafim sugere a interferência da OAB na votação Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Tribunal de Justiça, pois, segundo ela, conseguindo aumento no orçamento do órgão, o problema de déficit de funcionários seria resolvido.

“Eles falam que não têm orçamento para fazer concurso. Então, vamos ter uma participação mais efetiva quanto à elaboração da LDO. A Ordem pode tomar medidas para que se aumente o orçamento do Judiciário com a finalidade específica de realização de concurso público. Não basta apenas criticar e cobrar, também temos que colaborar”.

Aude, por sua vez, também cita melhorias do mercado de trabalho e a defesa das prerrogativas da classe como projetos para o seu mandato. Segundo ele, o plano de governo está sendo montado em conjunto com toda a classe. “Estamos conversando com vários advogados de Cuiabá e também do interior, e estamos trabalhando em um plano ouvindo todos, colhendo sugestões e propostas”.

O advogado, que é o atual vice-presidente da Ordem, classifica a gestão de Cláudio Stábile como boa. Contudo, assume que ainda há muito o que fazer. “Oitenta por cento dos advogados ouvidos em uma pesquisa realizada pela Ordem acreditam que nós estamos no rumo certo, mas eu tenho consciência de que ainda há muito o que fazer e resolver”.

As eleições da Ordem acontecem em novembro. As candidaturas, por sua vez, devem ser registradas no mês setembro. Por conta disso, as articulações para o pleito ainda estão no início. Apenas Pio está com a chapa formada.

O advogado realizou o lançamento de sua candidatura na última terça-feira (17) com um café da manhã no Hotel Taiamã. Na ocasião, os 60 membros de sua chapa e as suas propostas de gestão foram apresentados. Dentre as principais estão a anuidade zero para advogados com até dois anos de Ordem, a disponibilização de salas comerciais equipadas para profissionais em início de carreira e moradores de outros municípios do Estado, votação direta para a escolha dos seis indicados ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça e a transparência nos gastos da OAB.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/45841/visualizar/