Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 28 de Março de 2023 às 11:02
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Mesmo com a retração no faturamento, a China ainda é o maior importador da soja mato-grossense
Mesmo com a retração no faturamento, a China ainda é o maior importador da soja mato-grossense

As exportações mato-grossenses do complexo soja fecharam o primeiro bimestre deste ano com retração de 41,71%, em relação a igual período do ano passado.

Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para a soja em grão, entre janeiro a fevereiro de 2023, foram enviados 2,45 milhões de toneladas, queda de 41,71% em relação à igual período do ano anterior, pautada pelo atraso na colheita da soja.

No que se refere ao farelo, o total escoado até fevereiro foi de 948,58 mil t do subproduto, recuo de 6,08% no comparativo com o ano passado.

“A Tailândia aumentou suas compras em 53,76%, ante o observado em 2022, totalizando 356,22 mil t”, apontam os analistas.

Sobre as exportações do óleo de soja, os embarques alcançaram 76,44 mil t, queda de 1,86% no comparativo anual.

“Por fim, com a colheita da soja na reta final e a maior disponibilidade do grão no mercado, espera-se que os envios para os próximos meses aumentem, principalmente para o farelo e o óleo de soja, visto a quebra de safra na Argentina”, concluem os analistas do Imea.

Em relação à safra nova, a colheita da soja 2022/23 alcançou 96,51% das áreas finalizadas, na última sexta-feira (17), um avanço de 1,68 ponto percentual (p.p.) no comparativo semanal.

O ritmo nas lavouras está atrasado 2,30 p.p. em relação à safra passada, mas está acima do observado na média dos últimos anos.

Até essa data, conforme atualização do Imea, nenhuma região havia concluído os trabalhos de colheita, etapa que deve ser finalizada no decorrer dessa semana em ao menos em três importações porções produtoras como: médio norte, norte e oeste.

Ainda conforme o Imea, na semana passada a região médio norte era a mais adiantada com 99,66% da área cultivada já finalizada, seguida pelo norte, com 99,55% da colheita realizada.

No começo deste mês, a produção da safra 2022/23 de soja foi reajustada pelo Imea para Mato Grosso, e deve registrar a oferta de 44,30 milhões de toneladas, o que se confirmado estará representando uma alta de 3,46% ante ao relatório anterior, caracterizando mais uma safra recorde para o Estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/458796/visualizar/