Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Março de 2023 às 12:24
Por: Por Kessillen Lopes e Camila Freitag, g1 MT e TV Centro América

    Imprimir


Atendimento pediátrico na Santa Casa de Cuiabá foi suspenso — Foto: Divulgação
Atendimento pediátrico na Santa Casa de Cuiabá foi suspenso — Foto: Divulgação

O atendimento pediátrico no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, foi suspenso temporariamente nesta terça-feira (28) devido à superlotação dos leitos. Bebês e crianças encaminhados de outras unidades de saúde para internação foram dispensados durante a manhã.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que o Pronto Atendimento Infantil do hospital deve voltar a receber novos pacientes ainda na tarde desta terça-feira.

“A superlotação da unidade acarretou na suspensão temporária da admissão de novos pacientes. Essa medida foi necessária para manter uma prestação de serviço com qualidade aos pacientes já em atendimento na unidade de saúde”, disse.

Crianças tomam medicação no corredor da Santa Casa por falta de leitos — Foto: Divulgação

Crianças tomam medicação no corredor da Santa Casa por falta de leitos — Foto: Divulgação

Durante a manhã, pais registraram as crianças tomando medicação e aguardando atendimento, por horas, no corredor do hospital, em cadeiras improvisadas.

Segundo a secretaria, devido à superlotação, foi necessário realocar momentaneamente os pacientes para que tomassem a medicação em outro ambiente da unidade. No entanto, afirmou que a situação já foi resolvida.

A SES-MT informou que o Pronto Atendimento pediátrico do Hospital Estadual conta com três médicos especialistas, 19 leitos de observação e 50 leitos de retaguarda de internação. A média é de 122 atendimentos por dia.

O Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza o Protocolo de Manchester, em que os pacientes são divididos em cinco cores, que representam a prioridade de atendimento, que varia entre 10 minutos a quatro horas, a depender do quadro do paciente e da lotação da unidade.

Onde buscar atendimento?

O estado disse que os pais podem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou retornar para o hospital assim que os atendimentos foram retomados.

O Gabinete de Intervenção responsável pela saúde de Cuiabá informou que as UPAs e policlínicas atendem crianças a portas abertas e, dependendo se for urgência e emergência, o paciente é regulado e encaminhado para internação nos hospitais da rede municipal. O atendimento também pode ser buscado nas unidades básicas de saúde dos bairros.

As seguintes Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá têm pediatras disponíveis: UBS Paiaguas, Alvorada e Ribeirão do Lipa. Nas outras tem clínico geral que também atendem as demandas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/458800/visualizar/