Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 29 de Março de 2023 às 18:14
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), exibe, pela primeira vez, o documentário ‘Sistema Fecomércio-MT Apresenta Sons em Mato Grosso - Viola Caipira’, nesta sexta-feira (31), em Poxoréu. Produzido pelo Sesc-MT, o filme conta a história da viola caipira, reúne grandes nomes do meio artístico e discorre sobre o ‘Encontro Nacional de Violeiros’ que é promovido na cidade.

A obra inédita ‘Sistema Fecomércio-MT Apresenta Sons em Mato Grosso – Viola Caipira’ é o primeiro produto de uma série documental idealizada pelo Sistema Fecomércio-MT que investiga gêneros e instrumentos musicais brasileiros. Nesta primeira edição, a Viola Caipira é a protagonista, com destaque para suas origens portuguesas até a consolidação como parte fundamental na cultura caipira no interior do país.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, o documentário representa a relação de dedicação e afeto do Sesc-MT com a cultura mato-grossense, já que a instituição defende e possibilita que os cidadãos vivenciem as tradições regionais.

“O documentário é uma homenagem do Sesc Mato Grosso a esse instrumento que faz parte da nossa história e que é a grande atração do Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, do qual somos um dos realizadores, juntamente com a Prefeitura de Poxoréu e a Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu (Avicpox)”, destaca o presidente.

Com mais de 20 vozes consagradas no cenário nacional, como Almir Sater, João Carreiro, Bruna Viola, Breno Reis e Marco Viola relatando sua relação com o instrumento, o longa-metragem comprova a inserção da viola caipira na música popular, na mídia e no inconsciente coletivo.

Já a contribuição dos estudiosos, instrumentistas e professores Roberto Corrêa, Wesley Cardoso Martins, André Balbino e Pedro Barbosa, responsáveis pelo embasamento teórico da narrativa, evidencia a importância de se preservar e perpetuar a cultura da viola caipira como parte da história de Mato Grosso.

O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, explica que no evento de lançamento será exibida a versão reduzida do documentário, com 38 minutos de duração. “O filme completo será exibido no próximo dia 13 de abril, no Sesc Arsenal em Cuiabá. Após as exibições, o documentário estará disponível no Youtube do Sesc Mato Grosso”, revela Serotini. Inscreva-se em youtube.com/@sescmtmt e ative as notificações para ser lembrado da estreia online.

Feira Cultura e Gastronômica e Música Ao Vivo

A noite de lançamento de ‘Sistema Fecomércio-MT Apresenta Sons em Mato Grosso – Viola Caipira’ conta com outros atrativos: culinária típica e artesanatos na ‘Feira Cultura e Gastronômica - Bulixo’, a partir das 18h e a apresentação musical da dupla Pâmella Viola e Karoline, após a exibição do documentário.

A poxoreana Pâmella Paulino da Silva, ou Pâmella Viola, como é conhecida, é uma das personagens que aparecem na produção audiovisual como uma revelação contemporânea da música caipira. No evento do próximo dia 31, a cantora e compositora se apresenta ao vivo com Karoline, sua dupla há oito anos.

Além de carregar o instrumento em seu nome artístico, a jovem possui uma relação especial com o Encontro Nacional de Violeiros. Foi na edição do evento em 2009, aos 10 anos de idade, que a cantora conheceu e se apaixonou pela viola caipira.

“Quando chegamos na Concha Acústica e eu ouvi o som das violas, me apaixonei imediatamente. Eu já fazia aulas de violão na igreja, mas naquele momento percebi que era com a viola no peito que eu iria trilhar meu caminho”, lembra com nostalgia a cantora e compositora, que há sete meses faz parte do quadro de analistas do Sesc Poxoréu ministrando aulas de viola.

O evento de estreia do documentário antecede o ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’, que ocorre entre os dias 28 e 30 de abril.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.


SERVIÇO

‘Feira Cultural e Gastronômica Bulixo’

Onde: Sesc Poxoréu (Rua Graciliano Ramos, s/n – Jardim Tropical, Poxoréu - MT)

Quando: 31 de março, às 18h

Entrada Gratuita

Lançamento do documentário ‘Sistema Fecomércio-MT apresenta Sons em Mato Grosso – Viola Caipira’

Onde: Sesc Poxoréu (Rua Graciliano Ramos, s/n – Jardim Tropical, Poxoréu - MT)

Quando: 31 de março, às 18h30

Entrada Gratuita

‘Música Ao Vivo’

Onde: Sesc Poxoréu (Rua Graciliano Ramos, s/n – Jardim Tropical, Poxoréu - MT)

Quando: 31 de março, às 19h30

Entrada Gratuita





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/458855/visualizar/