Senac-MT capacita profissionais para o comércio atacadista e distribuidor do estado Cursos para operadores de empilhadeiras foram realizados para atender trabalhadores de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, em parceria com Associação e Sindicato do setor
Sessenta trabalhadores de empresas do comércio atacadista e distribuidor de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis participaram de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) para operar com qualidade e segurança empilhadeiras em depósitos, armazéns, centros de distribuição e portos, transportando cargas e mercadorias em paletes.
O curso ‘Operador de Empilhadeira’ foi realizado pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Senac-MT, em parceria com o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT) e a Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad) para colaboradores das empresas associadas e filiadas.
O empresário e presidente do Sincad-MT, Paulo Backes, pontua os benefícios da capacitação. “Este curso é de extrema relevância para os colaboradores dos nossos associados, pois melhora os processos internos de logística e, principalmente, traz segurança à operação, visto que as empilhadeiras funcionam em ambientes fechados e com grande concentração de cargas elevadas”, analisa Backes.
Os cursos tiveram carga horária de 16 horas-aula entre conteúdos teóricos e parte prática em campo de trabalho. “Os profissionais foram preparados para a operação de empilhadeiras, conforme estabelece a 'NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais', norma do Ministério do Trabalho e Emprego que reconhece as boas práticas adotadas no mercado, colocando-as como regulamentares e oficiais para todas as companhias sujeitas à legislação”, explica o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, enfatiza a parceria. “A Federação e todas as unidades do Senac, estão de portas abertas aos empresários e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de Mato Grosso para construir exitosas parcerias como esta que contribuem com a formação profissional, as cadeias produtivas e o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, destaca Wenceslau Júnior.
Comentários