Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 08 de Abril de 2023 às 07:24
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


A licença permite o avanço dos trilhos pelo traçado aprovado pela Rumo S/A, em Mato Grosso
A licença permite o avanço dos trilhos pelo traçado aprovado pela Rumo S/A, em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) emitiu, na quinta-feira (6), a Licença de Instalação do segundo trecho da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso.

Com 71 km de extensão, o trajeto licenciado liga as cidades de Rondonópolis e Juscimeira, no Sul do Estado.


"Esta licença de instalação consolida o início efetivo da execução da ferrovia em Mato Grosso, dentro dos parâmetros legais e técnicos necessários exigidos pela Sema", destacou o superintendente de Indústria, Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Valmi Lima.

A licença permite o avanço dos trilhos pelo traçado aprovado pela Rumo S/A.

Esta é a segunda liberação emitida pelo órgão ambiental. Na primeira, foi licenciado um trecho de 8,6 km, em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá).

O processo é feito de modo trifásico, com a emissão da Licença Prévia (LP), e, agora, da Licença de Instalação (LI).

A próxima etapa é a Licença de Operação (LO), que pode ser concedida com a obra pronta, para permitir o funcionamento efetivo do modal.

Para o processo de licenciamento, foram considerados os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/Rima) entregues pela empresa, que contêm medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos.

Além da análise técnica, a Sema realizou vistorias presenciais no local e acompanhou a realização de audiência pública para ouvir a sociedade do entorno.

A contrução da 1ª Ferrovia Estadual foi articulada pelo governador Mauro Mendes (União) para, segundo ele, "colocar Mato Grosso na rota logística nacional".

O projeto completo prevê um corredor de 740 km, que ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde (Norte) e Cuiabá.

O investimento previsto é de R$ 11,2 bilhões.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/459066/visualizar/