Sorteio define chaves do vôlei de praia na Olimpíada
As duplas brasileiras que vão competir no vôlei de praia em Londres conheceram nesta quinta-feira seus rivais da primeira fase do torneio olímpico. Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa participaram do sorteio que definiu a composição de 12 chaves, seis do masculino e seis do feminino.
Cabeças de chave do Grupo A, Alison e Emanuel vão enfrentar o brasileiro naturalizado suíço Bella, ao lado de Heuscher, e as duplas Lupo/Nicolai (Itália) e Doppler/Horst (Áustria) na fase inicial. Pela chave F, Ricardo e Pedro Cunha terão pela frente os britânicos Grotowski e Garcia-Thompson, os noruegueses Skarlund e Spinnangr e os canadenses Binstock e Reader.
"Caímos numa chave bastante equilibrada. Doppler e Horst conseguiram a classificação no fim do ciclo, é um time que não enfrentamos esse ano, mas merece respeito, como Heuscher e Bella. Não jogamos contra eles nesta temporada, mas é uma dupla experiente. Jogamos contra os italianos algumas vezes esse ano, é um time com o qual precisamos ter cuidado", analisou Alison, que fará sua estreia em Olimpíada.
Pedro Cunha também espera dificuldade na fase de grupos. "A Noruega é um dos poucos times que não enfrentamos este ano, mas é uma equipe de bom nível. O Canadá não teve bons resultados no Circuito Mundial, mas vem crescendo. Já a dupla da Inglaterra jogou pouco na temporada, mas tem a vantagem de estar em casa, de jogar com a torcida", avaliou.
No feminino, Juliana e Larissa são as favoritas do Grupo A. Na fase inicial, vão enfrentar as alemãs Holtwick e Semmler, as checas Klapalova e Hajeckova, e Rigobert e Li Yuk, da Mauritânia. Talita e Maria Elisa entraram no Grupo E. Suas adversárias serão as alemãs Goller e Ludwig, as australianas Palmer e Bawden e as holandesas Meppelink e Van Gestel.
"Somos as favoritas para ficar com o primeiro lugar do grupo se levarmos em conta a colocação no ranking mundial, mas isso não quer dizer muita coisa. O que vai realmente definir a nossa classificação é a maneira como entrarmos para cada partida. Nossa chave tem três times bons, especialmente a Alemanha, e teremos que ter a concentração elevada em todos os jogos", projetou Maria Elisa.
No torneio olímpico, cada chave contará com 24 duplas, divididas em seis grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros avançam diretamente para as oitavas de final. Os quatro terceiros colocados restantes se enfrentarão na disputa pelas duas vagas disponíveis nas oitavas. A partir daí, o duelo será de mata-mata até a disputa pelo ouro, na grande final.
Confira os grupos das chaves masculina e feminina:
MASCULINO
Grupo A
Alison/Emanuel (Brasil)
Bella/Heuscher (Suíça)
Lupo/Nicolai (Itália)
Doppler/Horst (Áustria)
Grupo B
Rogers/Dalhausser (Estados Unidos)
Herrera/Gavira (Espanha)
Benes/Kubala (República Checa)
Asahi/Shiratori (Japão)
Grupo C
Brink/Reckermann (Alemanha)
Wu/Xu (China)
Heyer/Chevallier (Suíça)
Semenov/Prokopiev (Rússia)
Grupo D
Gibb/Rosenthal (Estados Unidos)
Fijalek/Prudel (Polônia)
Samoilovs/Sorokins (Letônia)
Chiva/Goldschmidt (África do Sul)
Grupo E
Schuil/Nummerdor (Holanda)
Erdmann/Matysik (Alemanha)
Plavins/Smedins (Letônia)
Hernandez/Fañe (Venezuela)
Grupo F
Grotowski/Garcia-Thompson (Grã-Bretanha)
Ricardo/Pedro Cunha (Brasil)
Skarlund/Spinnangr (Noruega)
Binstock/Reader (Canadá)
FEMININO
Grupo A
Juliana/Larissa (Brasil)
Holtwick/Semmler (Alemanha)
Klapalova/Hajeckova (República Checa)
Rigobert/Li Yuk (Mauritânia)
Grupo B
Chen Xue/Zhang Xi (China)
Kuhn/Zumkehr (Suíça)
Arvaniti/Tsiartsiani (Grécia)
Vasina/Vozakova (Rússia)
Grupo C
Walsh/May (Estados Unidos)
Slukova/Kolocova (República Checa)
Doris Schwaiger/Stephanie Schwaiger (Áustria)
Cook/Hinchley (Austrália)
Grupo D
Kessy/Ross (Estados Unidos)
Keizer/Van Iersel (Holanda)
Liliana/Baquerizo (Espanha)
Zonta/Gallay (Argentina)
Grupo E
Talita/Maria Elisa (Brasil)
Goller/Ludwig (Alemanha)
Palmer/Bawden (Austrália)
Meppelink/Van Gestel (Holanda)
Grupo F
Mullin/Dampney (Grã-Bretanha)
Cicolari/Menegatti (Itália)
Ukolova/Khomyakova (Rússia)
Lessard/Martin (Canadá)
Comentários