Janja e Virgínia: perfis parecidos que incomodam adversários e aliados Janja e Virgínia tem o mesmo perfil de ação, apesar de diferentes ideologias. Podem e devem ser criticadas por suas opiniões e não por serem mulheres ou esposas.
O Brasil começa a conhecer o protagonismo da dona Rosângela Silva, a Janja, esposa do presidente Lula. Pessoa de temperamento forte, opinião forte e um histórico de militância política.
Os adversários atacam, os aliados se incomodam e as redes sociais se agitam em polêmicas digitais. É Janja, é esposa de Lula, é mulher e que tem ideias próprias. Muita coisa para viralizar ódios e preconceitos.
Mato Grosso pode ajudar o Brasil. A dona Virgínia Mendes, esposa do governador Mauro Mendes, há muito tempo ocupa a cena pública. Com suas opiniões fortes, seu temperamento forte e suas ideias próprias.
Já não há tanta repercussão quando a esposa do governador fala, porque sabem que a dona Virgínia não foge de uma briga quando fala o que acha que deve ser dito.
Janja e Virgínia são parecidas no perfil, separadas pelas suas diferentes ideologias. Podem e devem ser julgadas apenas por suas opiniões e não pelos seus maridos ou, pior, por serem mulheres.
E vale o registro: Mauro Mendes e Lula são parecidos também. Respeitam o protagonismo das companheiras. Sem inveja do brilho próprio delas. Diferente de muitos políticos que o Brasil e Mato Grosso conhecem muito bem.
Comentário de Pedro Pinto de Oliveira para o Jornal da Rádio cultura desta terça-feira (18.08).
Comentários