Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Abril de 2023 às 17:42
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Garantir a segurança dos pedestres durante a travessia das vias públicas, principalmente em frente às escolas, unidades de saúde, praças e áreas de lazer. Garantir também a segurança dos condutores evitando acidentes e preservando vidas. Essas são as principais funções da sinalização viária de trânsito que tem sido intensificada nas ruas de Várzea Grande pela secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

“Parar antes da faixa de pedestres, dando preferência de passagem à pessoa sobre a faixa, é uma obrigação do motorista. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não dar preferência é considerada uma infração, que rende multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Mas, o mais importante, dar passagem ao pedestre é uma gentileza, um dever, e, um respeito ao próximo e à vida”, afirma o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo.

Segundo relatório da Coordenadoria de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, de janeiro a abril deste ano, a sinalização viária de trânsito no entorno de 19 escolas municipais, estaduais, federais e particulares, foram revitalizadas; bem como revitalizadas a sinalização horizontal e vertical em mais de 52 bairros da cidade. O documento também mostra que ao menos 1,5 mil placas foram instaladas e mais de 15 km de pinturas de vias, sinais e faixas de pedestres foram refeitas.

“O trabalho de manter a sinalização atualizada, visível a motoristas e pedestres, bem como a substituição de placas de trânsito e outros elementos, ocorre de forma permanente. Porém, este ano, temos o empenho direto do prefeito Kalil Baracat e do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, para ampliar os investimentos nesta área, e assim contemplar um número maior de bairros e localidades com este serviço de revitalização de sinalização viária”, declarou Cidomar.

O secretário da Pasta, Breno Gomes, acrescenta que no período de 14 de março a 14 de abril, deste ano, a Coordenadoria de Mobilidade Urbana implantou e adequou a sinalização viária de trânsito em 14 pontos da cidade devido à implantação da fiscalização eletrônica. “Próximo a estes 14 pontos foram instaladas 154 placas, refeitas as sinalizações viárias, além de faixas, pinturas horizontais, tudo conforme as normas estabelecidas, garantindo a segurança dos usuários das vias públicas. Dessa forma, esses pontos de Fiscalização Eletrônica puderam entrar em operação com a garantia de visibilidade e compreensão pelos condutores”, afirmou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

NA PRÁTICA - Entre os bairros atendidos constam no relatório: 23 de Setembro, Centro, Cristo Rei, Santa Clara, Maringá III e Maringá I, Nova Esperança, Nova Várzea Grande, Ouro Verde, Chapéu do Sol, Nova Fronteira e Santa Isabel, Praia Grande e Cohab Jaime Campos.

As escolas atendidas foram: EMEB Benedita Bernardino Curvo, EMEB Escola Municipal Jaiminho, EMEB Air Addor, EMEB Ednilson Francisco Kolling, IFMT - Instituto Federal, E. E. Fernando Leite, E. E. Terezinha De Jesus Silva, Centro Educacional Tia Z, EMEB João Ribeiro Filho, EMEB Ana Francisca de Barros, Seminário Cristo Rei, UNIFACC-MT, CEMEI Aurélia Correa, EMEB Profª Salvelina Ferreira da Silva, EMEB Demétrio de Souza, EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, E.E. Adalgisa de Barros, EMEB Heróclito Leôncio Monteiro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/459485/visualizar/