Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Maio de 2023 às 19:19
Por: Por Davi Vitorazzi, TV Centro América

    Imprimir


O dia 5 de maio é considerado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada como uma forma de alertar a população quanto aos riscos à saúde, causados pela automedicação. Os medicamentos tarja preta, por exemplo, podem causar dependência. Os outros, incluindo aqueles que são tarja vermelha, mesmo não causando vício, podem prejudicar a saúde se usados sem controle.

De acordo com a farmacêutica de Cuiabá e doutora em bioquímica, Samyra Lopes Buzelle, fazer uso de medicamentos sem a prescrição correta pode gerar efeitos colaterais.

“Inclusive, há alguns medicamentos que podem induzir ao suicídio, há medicamentos que causam ansiedade. Então, esses medicamentos que são usados para o sistema nervoso central devem ser usados conforme a prescrição, com dose e tempo corretos”, alerta.


O termo “automedicação” está relacionado à prática de consumir medicamentos sem prescrição médica e, atualmente, está sendo utilizado, também, para se referir ao uso incorreto, ainda que prescritos por profissionais, seja por ser tomado em doses diferentes das recomendadas pelo profissional que prescreveu ou por um período inadequado. A especialista afirma que os medicamentos mais utilizados indiscriminadamente são aqueles para combater sintomas comuns, como dores de cabeça, febre e alergias.

“Na área da farmácia a gente fala que não existe medicação sem efeito colateral ou sem a nenhum risco associado, né? Toda substância que não faz parte do nosso corpo pode causar algum tipo de problema”, afirmou Samyra.

Principais recomendações

  • Não tomar medicamentos sem prescrições;
  • Sempre recorrer a um profissional da saúde para saber a medicação e indicações corretas;
  • Verificar as validades e alterações de remédios das ‘farmácias de casa’;
  • Não deixar o medicamento no carro ou outro ambiente exposto ao calor;
  • Ficar atento ao intervalo dos medicamentos;
  • Sempre fique atento aos sinais das medicações;
  • Leia sempre a bula, nela você encontra as principais informações do remédios.

Atenção com crianças e idosos

Crianças e idosos não tomam as mesmas doses que adultos, por isso, é necessário ter uma atenção maior para evitar intoxicação.


“Tem medicamentos que são de 12 em 12h, de 8 em 8h ou de 6 em 6h. Esse é o intervalo do seu corpo, que ele leva para metabolizar e jogar fora o medicamento. Mas se você não dá tempo do seu corpo jogar fora uma dose para sobrepor a outra, isso também pode levar à intoxicação”, disse Samyra.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/459701/visualizar/