Continua campanha de vacinação anti-rábica
Neste sábado (21-07), o Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá disponibilizará diversos postos de vacinação anti-rábica na região Oeste, na sequência da Campanha Anti-Rábica Animal 2012, informou a coordenadora do órgão, Alessandra Carvalho. Ela alerta que a campanha ainda não atingiu faixa satisfatória de imunização.
“É importante que a população se conscientize para a necessidade de manter atualizado o cartão de vacinação contra a raiva. Essa é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão em área urbana”, explicou Alessandra.
Segundo ela, além dos animais domésticos, os morcegos também representam sério problema de saúde pública, pois mantêm em circulação o vírus rábico, sendo sua presença diretamente influenciada por intervenções e modificações ambientais feitas pelo próprio homem.
A coordenadora do CCZ contou que foram notificados em Cuiabá, de 2005 a 2009, 17 casos de raiva animal: 5 casos de raiva canina em 2005 e outros 5 em morcegos, em 2006. Em 2007, foram um caso de raiva canina, dois em bovinos e um caso em eqüino. Já em 2008, houve um caso de raiva em morcego, com agressão humana, e mais dois casos de raiva bovina, em 2009.
"A Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal em Posto Fixo é realizada em áreas de menor risco de circulação do vírus rábico. Portanto, é imprescindível a participação da população no intuito de prevenir a doença nos seus animais de estimação e, conseqüentemente, evitar a transmissão do vírus rábico em seres humanos", alertou Alessandra.
Os trabalhos da campanha se concentram aos sábados (14/07, 21/07 e 28 de julho de 2012). Dados parciais da vacinação ocorrida nos dias 07 e 14 de julho de 2012 confirmam 9.807 cães imunizados e 1.542 gatos em Cuiabá.
Essa campanha prossegue até o dia 28 de julho, com encerramento na região Norte. Mas a vacinação anti-rábica é contínua na sede do CCZ de Cuiabá (Avenida Mário Palma s/n bairro Ribeirão do Lipa), que dispõe de posto fixo permanente, com atendimento das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h. (Secom)
Comentários