Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 13 de Maio de 2023 às 09:37
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Municípios foram criados no mesmo dia por motivos políticos e geográficos — Foto: Secom/MT
Municípios foram criados no mesmo dia por motivos políticos e geográficos — Foto: Secom/MT

A criação de 27 municípios no dia 13 de maio não é uma simples coincidência, segundo o pesquisador e escritor João Carlos Vicente Ferreira. A libertação dos escravos é a principal razão pela qual tantas cidade emancipadas criados no mesmo dia.

“O dia 13 de maio é uma data simbólica para todo o povo brasileiro, extremamente representativa por nos remeter à Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil”, disse.

A emancipação política de 24 municípios aconteceu no dia 13 de maio de 1986. Outros três foi uma década depois.


Em 1986 surgiram os seguintes municípios:

Os municípios de Guarantã do Norte, Figueirópolis D’Oeste, Paranaitá e Araguaiana, apesar de terem sido fundados no dia 13 de maio de 1986, o aniversário é comemorado em outra data.

São Félix do Araguaia, Pedra Preta e Tangará da Serra foram fundados em 1976.

A maioria das cidades que surgiram nesse dia possuem um histórico recente de ocupação e desbravamento e foram construídas por povos migrantes das regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e até por estrangeiros.

Além disso, segundo o pesquisador João Carlos, a questão geográfica e cenário político em que o governo estava na época contribuíram na emancipação das cidades. No dia 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel assinou a lei que dividiu Mato Grosso, criando o estado de Mato Grosso do Sul.

“Naquela época, possuímos território com dimensões continentais, éramos pouco habitados e vivíamos o período de pós-divisão com a criação de Mato Grosso do Sul. Nessa divisão, o chamado ‘Mato Grosso Uno’ possuía 96 municípios ao todo, na negociação das unidades municipalistas Mato Grosso do Sul ficou com 57 municípios e Mato Grosso com 36”, contou o historiador.

Quando os municípios surgiram, o governador do estado era Júlio Campos e foi ele quem emancipou os 20 municípios. Segundo o pesquisador, esse foi o último ato que ele realizou como governante de Mato Grosso.

“Em 1986, Júlio Campos ajustou-se à Assembleia Legislativa do Estado e emancipou 20 cidades e, em seguida, renunciou ao governo. Foi um de seus últimos atos antes de disputar e vencer a eleição para deputado federal”, concluiu.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/459832/visualizar/