Ipem fiscaliza convertedoras de GNV e identifica 22 irregularidades
Em um mês, 10 mil produtos e instrumentos de medição em 132 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelas equipes do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), em 7 municípios do Estado. A operação fiscalizou 7 convertedoras de gás natural veicular (GNV), onde identificou 22 irregularidades, como válvulas de abastecimento com vazamentos.
A operação aconteceu nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Rosário Oeste, Barra do Bugres e Confresa. Das 7 convertedoras de GNV, 5 são localizadas em Cuiabá e duas em Várzea Grande. As equipes verificaram nestes estabelecimentos o total de 5.928 produtos/componentes de gás natural veicular, como cilindros, válvulas de abastecimento e outros.
Dos 10 mil produtos e instrumentos verificados pelo Ipem-MT, as equipes identificaram 38 irregularidades. Durante as ações, os fiscais estiveram em 54 postos de combustíveis e verificaram 623 bombas de combustíveis localizados na Capital e Várzea Grande. Nas bombas de abastecimento de etanol, gasolina, gás natural e diesel foram identificadas três irregularidades. Constatou 11 irregularidades na fiscalização de 85 balanças em 50 estabelecimentos comerciais.
As equipes fiscalizam bombas de combustíveis, balanças em estabelecimentos comerciais, produtos em cerâmica em olarias, instrumentos de medição, empresas conversoras de gás natural veicular, capacetes, brinquedos, taxímetros, dentre outros produtos em que é obrigatória a certificação do Inmetro.
Denúncia
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pelo site da ouvidoria ou pelo telefone (65) 3624 8785.
Comentários