Janaina rechaça cassação Dallagnol e 'culpa' polarização
Presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputada Janaina Riva (MDB), criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o mandato deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) por unanimidade nesta terça-feira (17).
Em entrevista à imprensa nesta quarta (17), a parlamentar afirmou a cassação “tumultua o processo democrático” e acirra a polarização política. “Eu não tenho conhecimento pra isso técnico para julgar se deveria ou não deveria ter sido cassado. Mas entendo que isso tumultua o processo democrático. Pode ter certeza, vai inflamando ainda mais os ânimos, o que pro PT é interessante, o que pra extrema direita também”, disse.
Ocorre que os ministros do TSE entenderam que Dallagnol cometeu irregularidade ao pedir exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda respondia a processos disciplinares internos. Para o TSE, esses processos poderiam enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa e impedir a candidatura para deputado.
O órgão analisou o registro da candidatura de Dallagnol. Com a decisão do TSE, os votos que Dallagnol recebeu na eleição vão para a legenda. Segundo a parlamentar, o indeferimetno deveria ocorrer ainda no processo eleitoral, para não causar a “insegurança jurídica” que, segundo ela, eclodem nessas situações.
“Eu acho que um eventual indeferimento de candidatura, como é o caso, ele deve se dar até o período das eleições. Problema é, quando você elege, você não só elegeu, você elegeu muito bem um candidato que representa determinado Estado. E aí depois isso acaba sendo anulado”, finalizou.
Comentários