Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Maio de 2023 às 06:38
Por: Sergio Roberto / Enfoque Business

    Imprimir


Tânia Rêgo Agência Brasil

Terminou no domingo, 28, a etapa de apuração do Censo/2022. No final da semana que passou, a Superintendência Regional do IBGE apresentou um relatório preliminar ao Executivo Municipal sobre o Censo/2022 em Tangará da Serra.

Por enquanto, os dados são provisórios e ainda há trabalhos complementares a realizar. O resultado oficial, portanto, será divulgado pelo órgão federal em 28 de junho. Contudo, mesmo com os números ainda não oficializados, informações extraoficiais indicam que a população tangaraense deverá ficar entre 110 mil e 115 mil habitantes.

Fator que preocupa é o número de recusas e ausências. Responsáveis por quase 4.000 domicílios não recepcionaram os agentes censitários por ausência ou simplesmente se negaram a responder o questionário. Assim, considerando a média de moradores por domicílio em Tangará da Serra – de 2,79 moradores -, a constatação é que mais de 11 mil pessoas ficaram de fora da contagem no município.

Os mais de 11 mil moradores que não foram recenseados correspondem a uma parcela superior a 10% da população já apurada. Há, ainda, 1.170 imóveis de uso ocasional na cidade, que se fossem computados os seus ocupantes, poderiam ingressar nas estatísticas.

Por enquanto, a população oficial de Tangará da Serra, informada no site do próprio IBGE, é de 107.631 habitantes.

  • Importância:

Caso se confirme uma população entre 110 mil e 115 mil habitantes em Tangará da Serra, a cidade passa a ter um índice de 3,2 no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mas há outras implicações relacionadas ao número populacional.

As informações do Censo são parâmetros essenciais para o desenvolvimento e definição de políticas públicas e investimentos públicos e privados. Além disso, os dados do Censo são essenciais nos aspectos geocientíficos através de diversas pesquisas que buscam informações, como mapeamento geográfico, topográfico e municipal; recursos naturais e meio ambiente e os impactos gerados pela ação humana.

A importância dos dados do Censo não para por aí. Através deles, o governo tira uma amostra sobre a distribuição, renda e demandas econômicas e sociais reprimidas da população, além de ajudar os gestores públicos no planejamento e identificação das áreas que necessitam de transporte público ou na localização adequada para moradias populares e, ainda, para a passagem de grandes obras viárias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/460064/visualizar/