Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Junho de 2023 às 07:22
Por: Por Rogério Júnior e Gustavo Nolasco, g1 MT e TV Centro América

    Imprimir


Moradores de Porto Alegre reclamam do gosto e do odor da água que sai das torneiras — Foto: Alex Rocha/PMPA
Moradores de Porto Alegre reclamam do gosto e do odor da água que sai das torneiras — Foto: Alex Rocha/PMPA

Mais de 50% da água potável distribuída em Cuiabá é desperdiçada, de acordo com o relatório mais recente do Instituto Trata Brasil. Os dados se referem aos indicadores observados até 2021 no país

O g1 procurou a Águas Cuiabá, mas até a última atualização desta reportagem, não houve retorno para comentar os dados.

Em Cuiabá, a perda na distribuição alcança 55,42%, e em Várzea Grande, região metropolitana da capital, fica em 70,71%, segundo o estudo. Veja o gráfico abaixo.

No estado, o índice chega a 48,44% na perda de água na distribuição às residências, conforme a pesquisa, o que gera uma perda de faturamento em torno de 44,81%.



Fonte: Trata Brasil

Esse índice serve para avaliar o nível de água não consumida na distribuição, que fornece uma aproximação útil para a análise do impacto das perdas nesse caminho em relação ao volume produzido.

Segundo o estudo, as empresas definem o volume de serviço de maneira diferente, por isso, a comparação desse índice pode trazer distorções, o que pode ser prejudicado pelos baixos níveis de macromedição e micromedição de algumas empresas.

Já o índice de perda de faturamento, de acordo com o estudo, fornece uma visão geral da situação das perda do sistem levando em consideração o volume de serviços e mostra o que a empresa está produzindo e não consegue faturar com essa produção.

As perdas desse faturamento, segundo a pesquisa, é calculado com base no volume faturado, o que pode não refletir o nível de eficiência da empresa.

💧Saneamento

A lei do novo saneamento básico, aprovado em 2020, estabeleceu uma meta de levar água potável para 99% das casas e com coleta de esgoto em 90% dos consumidores. O prazo para cumprir com este objetivo é até 2033.

Para alcançar essa meta, a proposta incentiva a participação da iniciativa privada na prestação desse serviço, o que estimula novos investimentos na área.

Alguns contratos do setor privado com o serviço público existem há anos e mostram bons indicadores. Exemplo disso ocorre em Cuiabá, com maior investimento em saneamento por habitante entre as grandes cidades. O contrato com a empresa privada existe desde 2012.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/460218/visualizar/