Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 15 de Junho de 2023 às 18:54
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


Valter Campanato Agência Brasil

Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terminam nesta sexta-feira (16). Os interessados em ingressar no ensino superior têm a oportunidade de utilizar a nota da prova para entrar em universidades em todo o Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O exame será realizado em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 58 mil estudantes se inscreveram para a prova em Mato Grosso no ano de 2022.

No estado de Mato Grosso, os estudantes têm a possibilidade de ingressar na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com as notas do ENEM.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem acessar a página do participante em www.enem.inep.gov.br/participante e seguir as instruções de preenchimento. O exame é composto por 180 questões, sendo 90 no primeiro dia e mais 90 no segundo, além de uma redação.

Para iniciar o processo de inscrição, o candidato deve fornecer CPF, data de nascimento e preencher uma ficha com dados pessoais, como RG e endereço. É necessário escolher um idioma (inglês ou espanhol) para responder às questões de língua estrangeira e selecionar a cidade onde deseja realizar o exame. Para concluir a inscrição, o candidato deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento até a data de vencimento especificada no documento. Caso contrário, a inscrição será cancelada.

Isenção da taxa de inscrição
O edital prevê a isenção da taxa de inscrição do ENEM. Têm direito a esse benefício os estudantes de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio, aqueles que pertencem a famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e também os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. Mais informações sobre o CadÚnico podem ser obtidas no site da Caixa Econômica Federal.

Calendário do ENEM 2023
O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 21 de junho. As provas serão aplicadas em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro, com a divulgação do gabarito prevista para o dia 24 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em 16 de janeiro de 2024.

Outras informações
Outras informações, assim como o edital completo, podem ser acessadas diretamente na Página do Participante ENEM 2023. O aplicativo Enem está disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS e pode ser baixado nas respectivas lojas virtuais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/460312/visualizar/