Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Junho de 2023 às 18:13
Por: Por Américo Neponuceno e Luiz Gonzaga Neto, TV Centro América

    Imprimir


Chico Ferreira
Selo indica que farmácia faz parte do programa 'Farmácia Popular' do Governo Federal — Foto: Reprodução/EPTV
Selo indica que farmácia faz parte do programa 'Farmácia Popular' do Governo Federal — Foto: Reprodução/EPTV

Mato-grossenses beneficiários do Bolsa Família terão cerca de 40 remédios disponíveis de graça na Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, o estado possui 484 farmácias cadastradas na lista de unidades credenciadas. Neste mês, o governo federal anunciou novas regras do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso tem três novos municípios que terão prioridade no cadastramento de estabelecimentos a partir de agora. Com isso, o estado deve chegar a 119 cidades com o programa Farmácia Popular.

A Evine Roldão está desempregada e possui uma doença crônica. Ela depende do tratamento para sobreviver e retira os medicamentos pela Farmácia Popular.

"Não posso ficar sem tomar os medicamentos, não precisa comprar porque teria que pedir ajuda para a minha família. Graças a Deus que tem essa farmácia para pegar o remédio", disse.

Antes, esses medicamentos eram oferecidos com desconto para Evine.

O Ministério da Saúde também vai facilitar o acesso para a população indígena atendida pelos distritos sanitários. Para evitar o deslocamento dessa população, um representante de cada comunidade ficará responsável por retirar os medicamentos indicados, sem a necessidade de ter um cadastro para ser atendido.

O Ministério da Saúde disponibilizou um link com as farmácias credenciadas.

Sobre o programa

O programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 para complementar a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, foram ofertados medicamentos com preços mais baixos. A partir de 2011, o programa começou a ofertar à população medicamentos gratuitos indicados para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma. Atualmente, a lista tem cerca de 40 medicamentos.

Atualmente, a prioridade do governo federal será para municípios de maior vulnerabilidade, onde há médicos de um outro programa, Mais Médicos.

Outra mudança é que, a partir de agora, todas as mulheres poderão retirar gratuitamente medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais. Para os beneficiários do Bolsa Família, todos os 40 medicamentos passam a ser gratuitos.

Para conseguir a medicação, basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscrito no programa na hora da compra ao farmacêutico ou atendente responsável.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/460350/visualizar/