Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Junho de 2023 às 10:40
Por: Mídia News

    Imprimir


Christiano Antonucci/Secom-MT
A interventora da Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona
A interventora da Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona

A interventora da Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, afirmou que a Pasta irá viabilizar a realização de 57 mil cirurgias no município, por meio do programa Fila Zero, do Governo de Mato Grosso.

Para os procedimentos, a Secretaria de Estado de Saúde vai repassar R$ 57,6 milhões. Os recursos são para procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, conforme resolução aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado.

Carmona disse que esse aporte financeiro vai reforçar o trabalho intenso que tem sido feito para reduzir a espera por cirurgias.

“Já conseguimos obter resultados extremamente positivos. Nos primeiros 30 dias de intervenção aumentamos em 67% o número de cirurgias eletivas e de urgência em relação aos 90 dias antes da intervenção. Já passamos dos 2.800 procedimentos realizados”, disse.



Nos primeiros 30 dias de intervenção aumentamos em 67% o número de cirurgias eletivas e de urgência em relação aos 90 dias antes da intervenção

A redução da fila de espera por cirurgia no município é um dos principais desafios do Gabinete de Intervenção, que assumiu a Saúde de Cuiabá com 110 mil procedimentos, autorizados pela Central de Regulação, aguardando agendamento.

Já houve redução de 28% na quantidade de pacientes na fila, com a realização de mutirões no Pronto Socorro e no Hospital Municipal São Benedito; aumento nos procedimentos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), e organização do sistema de regulação, com a exclusão de pacientes que já não mais precisavam de cirurgia.

O maior aumento se deu com a retomada de cirurgias realizadas no Pronto Socorro. De 71 cirurgias feitas nos 90 dias antes da intervenção, o número saltou para 976 nos 90 dias de gestão do estado na Saúde municipal.

“A nossa meta é ampliar de 500 para 700 procedimentos por mês no Pronto Socorro e, para isso, estamos reformando enfermarias e vamos contratar outra empresa para acelerar cirurgias ginecológicas, vasculares e urológicas”, disse a secretária-adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador da Secretaria Municipal de Saúde, Deisi Bocalon Maia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/460356/visualizar/